Efeito do diâmetro folicular, momento da primeira clivagem e metilação da H3K4 na produção embrionária de vacas Bos indicus

Autores

  • Paula Alvares Lunardelli Universidade Estadual de Londrina
  • Luciana Simões Rafagnin Marinho Universidade Estadual de Londrina
  • Camila Oliveira Rosa Universidade Estadual de Londrina
  • Amauri Alcindo Alfieri Universidade Estadual de Londrina
  • Marcelo Marcondes Seneda Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n5p3189

Palavras-chave:

Bovino, Clivagem precoce, Clivagem tardia, Modificações de histonas, Tamanho folicular.

Resumo

Este estudo teve como objetivo investigar a relação entre a epigenética, o diâmetro folicular e a velocidade de clivagem, avaliando o potencial de desenvolvimento e a ocorrência de monometilação da H3K4 em embriões Bos indicus de clivagem precoce, intermediária e tardia produzidos a partir de oócitos fertilizados in vitro oriundos de folículos de até 2 mm de diâmetro ou entre 4 e 8 mm de diâmetro. Oócitos (n = 699) de folículos pequenos (? 2 mm) e 639 oócitos de folículos grandes (4-8 mm) foram puncionados de 1982 ovários de vacas Bos indicus de abatedouro. Após a maturação e fertilização in vitro (FIV), os embriões cultivados foram separados nos grupos de clivagem precoce (? 28 h pós-FIV), intermediária (> 28 h e ? 34 h pós-FIV) e tardia (> 34 h e ? 54 h pós-FIV). Os blastocistos foram submetidos à imunofluorescência para investigação de H3K4me. A taxa de blastocisto para embriões provenientes de folículos grandes (36,3%) foi maior que de folículos pequenos (22,9%; p < 0,05). Ainda, as taxas de blastocisto para os grupos de clivagem precoce e intermediária (45,3% e 33,8%, respectivamente) foram maiores que para o grupo de clivagem tardia (13,5%; p < 0,05). Blastocistos de todos os grupos mostraram marcação para H3K4me à imunofluorescência, particularmente intensa no que pareciam ser células do trofectoderma e fraca ou ausente em células semelhantes às da massa celular interna. Pela primeira vez em embriões indicus, os dados deste estudo demonstram que maiores taxas de blastocisto são obtidas de embriões que clivam em até 34 h pós-fertilização e dos oriundos de folículos de 4 a 8 mm de diâmetro, indicando uma maior habilidade desses embriões de se desenvolverem até o estágio de pré-implantação embrionária. Este é o primeiro artigo demonstrando a ocorrência de H3K4me em embriões bovinos; sua presença em todos os blastocistos avaliados sugere que essa modificação de histona exerce função-chave na manutenção da viabilidade embrionária no estágio pré-implantação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Paula Alvares Lunardelli, Universidade Estadual de Londrina

Discente do Curso de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, Universidade Estadual de Londrina, UEL, Londrina, PR, Brasil.

Luciana Simões Rafagnin Marinho, Universidade Estadual de Londrina

Pós-Doutorando, Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, UEL, Londrina, PR, Brasil.

Camila Oliveira Rosa, Universidade Estadual de Londrina

Discente do Curso de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, Universidade Estadual de Londrina, UEL, Londrina, PR, Brasil.

Amauri Alcindo Alfieri, Universidade Estadual de Londrina

Prof. Dr., Departamento de Medicina Veterinária Preventiva, Centro de Ciências Agrárias, UEL, Londrina, PR, Brasil.

Marcelo Marcondes Seneda, Universidade Estadual de Londrina

Prof. Dr., Departamento de Clínicas Veterinárias, Centro de Ciências Agrárias, UEL, Londrina, PR, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-10-26

Como Citar

Lunardelli, P. A., Marinho, L. S. R., Rosa, C. O., Alfieri, A. A., & Seneda, M. M. (2016). Efeito do diâmetro folicular, momento da primeira clivagem e metilação da H3K4 na produção embrionária de vacas Bos indicus. Semina: Ciências Agrárias, 37(5), 3189–3200. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n5p3189

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 > >>