Efeito da suplementação dietética de antioxidantes sobre características reprodutivas de machos reprodutores de frangos de corte na fase pós pico de produção

Autores

  • Gustavo Eugênio Triques Universidade Federal do Paraná
  • Joice Meri Schmidt Universidade Federal do Paraná
  • Camila Souza Oro Universidade Federal do Paraná
  • Heloísa Fialkoski Bordignon Universidade Federal do Paraná
  • Daiane Güillich Donin Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina
  • Jovanir Inês Müller Fernandes Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n4Supl1p2557

Palavras-chave:

Cantaxantina, Galos, Licopeno, Peroxidação lipídica, Vitamina C.

Resumo

Os espermatozoides de machos reprodutores de frango de corte são células propensas a peroxidação lipídica, dada à constituição biológica de sua membrana, influenciando a capacidade fertilizante do macho. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da suplementação dietética de antioxidantes sobre características reprodutivas de machos reprodutores de frangos de corte com idade superior a 50 semanas. Foram utilizados 12 galos Cobb de 50 semanas de idade distribuídos aleatoriamente em um delineamento inteiramente casualizado com 2 tratamentos (tratamento 1: ração comercial; tratamento 2: ração comercial suplementada de cantaxantina, licopeno e vitamina C) e 6 repetições. Amostras de sêmen foram coletadas pelo método de massagem abdominal e submetidas à avaliação do volume seminal, concentração, motilidade, vigor e morfologia espermática. Às 68 semanas de idade, amostras de testículo foram coletadas para determinação da morfometria tubular dos testículos e para análise da proliferação celular no epitélio germinativo através de imunohistoquímica anti-PCNA. A morfometria de testículos, cristas e barbelas foram analisadas nas 68 semanas de idade. Os dados foram submetidos à análise estatística utilizando-se o software SAS (SAS, 2002). Não foram observadas diferenças significativas (p > 0,05) com a adição dos antioxidantes sobre as características seminais. Houve efeito positivo (p < 0,05) do blend de antioxidantes no percentual de espermatozoides normais, no peso e largura das barbelas e no peso e comprimento dos testículos. A contagem de células PCNA-positivas e as medidas morfométrias dos túbulos seminíferos dos testículos dos galos não sofreram influência do tratamento. A adição de antioxidantes na dieta de machos reprodutores de frango de corte na fase póspico pode ser uma ferramenta nutricional para melhorar o índice de fertilidade dos lotes de matrizes de frangos de corte.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gustavo Eugênio Triques, Universidade Federal do Paraná

Discente do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, Universidade Federal do Paraná, UFPR, Palotina, PR, Brasil.

Joice Meri Schmidt, Universidade Federal do Paraná

Discente do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, Universidade Federal do Paraná, UFPR, Palotina, PR, Brasil.

Camila Souza Oro, Universidade Federal do Paraná

Discente do Curso de Graduação em Medicina Veterinária, UFPR, Palotina, PR, Brasil.

Heloísa Fialkoski Bordignon, Universidade Federal do Paraná

Discente do Curso de Graduação em Medicina Veterinária, UFPR, Palotina, PR, Brasil.

Daiane Güillich Donin, Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina

Profa, Departamento de Zootecnia, Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, UFPR, Palotina, PR, Brasil.

Jovanir Inês Müller Fernandes, Universidade Federal do Paraná

Prof., Departamento de Zootecnia, Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, UFPR, Palotina, PR, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-09-02

Como Citar

Triques, G. E., Schmidt, J. M., Oro, C. S., Bordignon, H. F., Donin, D. G., & Fernandes, J. I. M. (2016). Efeito da suplementação dietética de antioxidantes sobre características reprodutivas de machos reprodutores de frangos de corte na fase pós pico de produção. Semina: Ciências Agrárias, 37(4Supl1), 2557–2566. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n4Supl1p2557

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)