Relações entre a matéria orgânica e os nematoides em área cultivada com cana-de-açúcar

Autores

  • Patricia Angelo Barros Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Elvira Maria Regis Pedrosa Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Mércia Soares de Oliveira Cardoso Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Mario Monteiro Rolim Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n2p551

Palavras-chave:

Microfauna do solo, Semivariograma, Variabilidade espacial, Vinhaça.

Resumo

A cana-de-açúcar desempenha importante papel socioeconômico para o Nordeste Brasileiro. Por outro lado, a baixa produtividade nesta região está associada a diversos fatores, dentre estes, a relevante presença de nematoides fitoparasitas. A fim de verificar a influência da matéria orgânica sobre os nematoides, o objetivo deste estudo foi caracterizar a distribuição espacial da matéria orgânica e da nematofauna em área cultivada com cana-de-açúcar fertirrigada com vinhaça. O estudo foi realizado no município de Goiana, Zona da Mata Norte de Pernambuco, 50 dias após corte da cana (10 dias após aplicação da vinhaça). Utilizou-se um sistema de amostragem em malha regular de 60 × 50 m, com espaçamento de 10 m, na profundidade de 0-0,2 m. A distribuição espacial foi avaliada por meio de ajustes de semivariogramas e realizada interpolação por krigagem ordinária para mapeamento. O modelo esférico e o exponencial proporcionaram melhor ajuste aos semivariogramas, com alcances de 16 a 19 m. A matéria orgânica correlacionou-se negativamente com a população dos nematoides fitoparasitas. O mapeamento permitiu observar padrões de distribuição espacial similares entre as comunidades de nematoides de vida livre e a matéria orgânica. Esses resultados indicam que a matéria orgânica tem um papel importante na distribuição espacial dos nematoides fitoparasitas e de vida livre.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Patricia Angelo Barros, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Discente de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola, PGEA, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Recife, PE, Brasil.

Elvira Maria Regis Pedrosa, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Profa PhD., Departamento de Engenharia Agrícola, UFRPE, Recife, PE, Brasil.

Mércia Soares de Oliveira Cardoso, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Pós-Doutoranda, PGEA, UFRPE, Recife, PE, Brasil.

Mario Monteiro Rolim, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Prof. Dr., Departamento de Engenharia Agrícola, UFRPE, Recife, PE, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-05-02

Como Citar

Barros, P. A., Pedrosa, E. M. R., Cardoso, M. S. de O., & Rolim, M. M. (2017). Relações entre a matéria orgânica e os nematoides em área cultivada com cana-de-açúcar. Semina: Ciências Agrárias, 38(2), 551–560. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n2p551

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)