Influência da temperatura e fotoperíodo na germinação de sementes de Senegalia bahiensis

Autores

  • Thâmara Moura Lima Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Andrea Vita Reis Mendonça Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Cristiane Costa da Paixão Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Teresa Aparecida Soares de Freitas Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Ricardo Franco Cunha Moreira Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n3p1103

Palavras-chave:

Espécie florestal, Espinheiro branco, Matrizes, Propagação.

Resumo

O espinheiro-branco (Senegalia bahiensis) é árvore típica de ambientes antrópicos, tolerando altos níveis de perturbação, o que a torna adequada para plantio de restauração. Contudo, seu amplo uso e comercialização dependem de haver controle de qualidade, mas não há protocolos para isto. O objetivo do presente estudo foi avaliar a influência da temperatura e fotoperíodo na germinação de diferentes matrizes de Senegalia bahiensis. As sementes foram colhidas de frutos de 15 árvores matrizes, no município de Castro Bahia. Foram instalados dois experimentos, um para cada fator abiótico testado. O delineamento experimental para ambos os ensaios foi inteiramente casualizado, em esquema fatorial, com três repetições de 25 sementes, sendo o primeiro experimento de 15 (matrizes) ×3 (25°C, 30°C e alternada 25°-30°C) e o segundo de 14 (matrizes) × 3 (8 h, 12 horas de luz e contínua). Foi determinado o percentual de germinação de plântulas normais, índice de velocidade de germinação, comprimento médio de raiz com base no número total de sementes, comprimento da parte aérea, raiz e total. Foi utilizado o teste de Tukey para comparação de médias. As matrizes de S. bahiensis, utilizadas neste estudo, diferem quanto as exigências dos fatores testados na germinação. Assim, a 30°C sob 8 h de luz é a condição mais indicada para condução de testes de germinação para a maioria das matrizes.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Thâmara Moura Lima, Universidade Estadual de Santa Cruz

Discente de Doutorado, Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Ilhéus, BA, Brasil.

Andrea Vita Reis Mendonça, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Profa Adjunto, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas, Cruz das Almas, BA, Brasil.

Cristiane Costa da Paixão, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Engª Florestal, UFRB, Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas, Cruz das Almas, BA, Brasil.

Teresa Aparecida Soares de Freitas, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Prof. Adjunto, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas, Cruz das Almas, BA, Brasil.

Ricardo Franco Cunha Moreira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Prof. Adjunto, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas, Cruz das Almas, BA, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-06-13

Como Citar

Lima, T. M., Mendonça, A. V. R., Paixão, C. C. da, Freitas, T. A. S. de, & Moreira, R. F. C. (2017). Influência da temperatura e fotoperíodo na germinação de sementes de Senegalia bahiensis. Semina: Ciências Agrárias, 38(3), 1103–1114. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n3p1103

Edição

Seção

Artigos