Resistência de Haemonchus contortus ao monepantel em ovinos: testes de eficácia através de redução de contagem de ovos e controlado randomizado

Autores

  • Aline Carvalho Martins Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Universidade do Rio Verde
  • Paula Luzia Formigoni Bergamasco Universidade Estadual Paulista
  • Gustavo Felippelli Universidade Estadual Paulista
  • José Hairton Tebaldi Universidade Estadual Paulista
  • Marcela Figueredo Duarte Moraes Universidade Estadual Paulista
  • Alan Jonathan Pereira Testi Universidade Estadual Paulista
  • Ivan Moura Lapera Universidade Estadual Paulista
  • Estevam Guilherme Lux Hoppe Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n1p231

Palavras-chave:

Eficácia, Anti-helmíntico, Derivados da aminoacetonitrila, Ovinos.

Resumo

Verminoses são uma das principais causas de prejuízo econômico na ovinocultura, cujo controle depende essencialmente de fármacos anti-helmínticos. Depois de décadas sem o surgimento de novos grupos químicos de fármacos, uma nova classe de anti-helmínticos, os derivados da aminoacetonitrila, representados pelo monepantel, foram lançados no mercado. Com o objetivo de avaliar um relato de baixa eficácia do monepantel em uma propriedade produtora de ovinos do município de Taiúva, estado de São Paulo, foi realizado um teste de redução de contagem de ovos e um teste crítico em uma linhagem de Haemonchus contortus obtida da propriedade. Dez animais foram infectados experimentalmente com 5000 larvas de terceiro estágio do isolado de Haemonchus contortus, e estes animais foram divididos em dois grupos, controle e tratados, em dependência do tratamento com monepantel. Foram avaliados a redução de ovos nas fezes nos dias 0, 2, 4, 7 e 14 pós-tratamento e a eficácia terapêutica ao final do período. A redução da contagem de ovos foi observada a partir do 2o dia pós-tratamento (DPT), com redução máxima, de 32,89%, registrada no 14º DPT. O teste crítico revelou eficácia de apenas 24,65%, evidenciando resistência ao princípio ativo. A ineficácia do monepantel pode estar associada a utilização do vermífugo de forma massiva, uma vez que o produtor administrava o produto em intervalos inferiores a um mês, sem orientação técnica ou critério definido. Dado que o anti-helmíntico foi usado na propriedade por período inferior a um ano, de acordo com o produtor, pode-se sugerir que Haemonchus contortus desenvolva resistência ao monepantel em poucas gerações caso o produto seja utilizado incorretamente.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Aline Carvalho Martins, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Universidade do Rio Verde

Discente do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária, Universidade Estadual Paulista, UNESP, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, FCAV, Jaboticabal, SP; Prof., Universidade do Rio Verde, Rio Verde, GO, Brasil.

Paula Luzia Formigoni Bergamasco, Universidade Estadual Paulista

Aprimoranda de Clínica Médica dos Animais de Produção do Programa de Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária, UNESP, FCAV, Jaboticabal, SP, Brasil.

Gustavo Felippelli, Universidade Estadual Paulista

Discente do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária, UNESP, FCAV, Jaboticabal, SP, Brasil.

José Hairton Tebaldi, Universidade Estadual Paulista

Técnico de Laboratório, Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Reprodução Animal, UNESP, FCAV, Jaboticabal, SP, Brasil.

Marcela Figueredo Duarte Moraes, Universidade Estadual Paulista

Discente do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária, UNESP, FCAV, Jaboticabal, SP. Brasil.

Alan Jonathan Pereira Testi, Universidade Estadual Paulista

Discente do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária, UNESP, FCAV, Jaboticabal, SP. Brasil.

Ivan Moura Lapera, Universidade Estadual Paulista

Discente do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária, UNESP, FCAV, Jaboticabal, SP, Brasil.

Estevam Guilherme Lux Hoppe, Universidade Estadual Paulista

Prof. Dr., Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Reprodução Animal, UNESP, FCAV, Jaboticabal, SP, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-03-02

Como Citar

Martins, A. C., Bergamasco, P. L. F., Felippelli, G., Tebaldi, J. H., Moraes, M. F. D., Testi, A. J. P., Lapera, I. M., & Hoppe, E. G. L. (2017). Resistência de Haemonchus contortus ao monepantel em ovinos: testes de eficácia através de redução de contagem de ovos e controlado randomizado. Semina: Ciências Agrárias, 38(1), 231–238. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n1p231

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)