Disco flexível como compensador de pressão em aspersor com rotação por ação centrífuga

Autores

  • Vinicius Mendes Rodrigues de Oliveira Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho
  • João Alberto Fischer Filho Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho
  • José Renato Zanini Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho
  • Luis César Dias Drumond Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n5p2947

Palavras-chave:

Autocompensante, CATCH-3D, CUC, CUD, Economia de água.

Resumo

Atualmente há grande preocupação com o desperdício de água. Utilizando equipamentos e sistemas que possuem maior uniformidade de distribuição de água, obtém-se melhor aproveitamento da água aplicada. O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho do aspersor modelo FR Super 10 com compensador de pressão, sob diferentes pressões de trabalho, espaçamentos e alturas de instalação. Os testes foram realizados em laboratório, controlando-se a pressão com dois manômetros previamente calibrados com coluna de mercúrio e a uniformidade de distribuição avaliada utilizando-se o Coeficiente de Uniformidade de Christiansen (CUC) e o Coeficiente de Uniformidade de Distribuição (CUD). Foram utilizados quatro bocais do aspersor Super 10, duas alturas (0,6 e 1,2 m), seis pressões (25, 30, 35, 40, 45 e 50 m.c.a.) e seis espaçamentos (9x9, 9x10, 10x10, 9x12, 10x12 e 12x12 m). Os bocais azul, amarelo e vermelho apresentaram características autocompensantes e o bocal verde não foi totalmente autocompensante, os coeficientes de variação de fabricação (CV) foram maiores nos bocais com menor abertura (azul e amarelo) comparados com os bocais de maior abertura. Aumentando-se da altura de instalação do aspersor, de 0,6 para 1,2 m, proporciona melhoria da uniformidade e do perfil radial de distribuição, diminuindo a intensidade de aplicação próximo do aspersor. Como este aspersor possui compensador de pressão a variação de pressão não influenciou no raio de alcance do aspersor.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vinicius Mendes Rodrigues de Oliveira, Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho

Discente de Doutorado em Engenharia Agrícola, Departamento de Engenharia Agrícola, Universidade Federal de Viçosa, UFV, Viçosa, MG, Brasil.

João Alberto Fischer Filho, Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho

Discente de Doutorado em Agronomia, Ciência do Solo, Departamento de Engenharia Rural, Universidade Estadual Paulista, UNESP, Jaboticabal, SP, Brasil.

José Renato Zanini, Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho

Prof. Dr., Departamento de Engenharia Rural, UNESP, Jaboticabal, SP, Brasil.

Luis César Dias Drumond, Universidade Federal de Viçosa

Prof. Dr., UFV, Rio Paranaíba, MG, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-10-26

Como Citar

Oliveira, V. M. R. de, Fischer Filho, J. A., Zanini, J. R., & Drumond, L. C. D. (2016). Disco flexível como compensador de pressão em aspersor com rotação por ação centrífuga. Semina: Ciências Agrárias, 37(5), 2947–2962. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n5p2947

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)