Correlações fenotípicas entre caracteres quantitativos em soja

Autores

  • Valéria Carpentieri-Pípolo Universidade Estadual de Londrina
  • Luis Fernando Gastaldi Universidade Estadual de Londrina
  • Antonio Eduardo Pipolo Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2005v26n1p11

Palavras-chave:

Glycine max, Melhoramento de plantas, Produtividade, Seleção de plantas.

Resumo

A associação entre a produtividade e outras características da planta identifica caracteres para uso na seleção indireta para produtividade. Com objetivo de identificar parentais a serem incluídos em um programa de melhoramento, foram avaliadas trinta e quatro linhagens de soja para doze características (peso de sementes por parcela, altura de planta, altura da primeira vagem, número de vagens por planta, número de vagens com um grão, número de vagens com dois grãos, número de vagens com três grãos, diâmetro do caule, peso da haste mais a casca, peso de cem sementes, número de dias de florescimento e número de dias para maturação). Esta pesquisa procurou quantificar estas relações e identificar possíveis critérios de seleção indireta em relação à produtividade. As correlações peso da haste mais a casca com o diâmetro do caule e peso da haste mais a casca com peso das sementes por parcela foram significativos e positivos. Valores de interesse para facilitar a seleção foram obtidos nas correlações entre número de vagens por planta e número de vagens com 1, 2 e 3 grãos, que foram significativos e positivos, podendose utilizar na seleção o caracter de maior ganho genético ou de mais fácil seleção visual.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Valéria Carpentieri-Pípolo, Universidade Estadual de Londrina

Engenheiro Agrônomo, Doutor, Prof. Associado do Departamento de Agronomia da UEL, Caixa Postal 6001, CEP 86051-990,Londrina, PR.

Luis Fernando Gastaldi, Universidade Estadual de Londrina

Mestrando do Programa de Pós graduação em Agronomia, Área Produção Vegetal da UEL, Depto de Agronomia, Caixa Postal 6001, CEP 86051-990, Londrina, PR.

Antonio Eduardo Pipolo, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Pesquisador da Embrapa - Soja, Caixa Postal 231, CEP 86001-970, Londrina, PR.

Downloads

Publicado

2005-06-30

Como Citar

Carpentieri-Pípolo, V., Gastaldi, L. F., & Pipolo, A. E. (2005). Correlações fenotípicas entre caracteres quantitativos em soja. Semina: Ciências Agrárias, 26(1), 11–16. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2005v26n1p11

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)