Fumonisinas: efeitos toxicológicos, mecanismo de ação e biomarcadores para avaliação da exposição

Autores

  • Luciana Minami Universidade Estadual de Londrina
  • Paula Garcia Meirelles Universidade Estadual de Londrina
  • Elisa Yoko Hirooka Universidade Estadual de Londrina
  • Elisabete Yurie Sataque Ono Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2004v25n3p207

Palavras-chave:

Fumonisinas, Esfingolipídios, Fusarium verticillioides, Biomarcadores, Milho.

Resumo

Fumonisinas são toxinas produzidas por Fusarium verticillioides Sacc. Niremberg (F. moniliforme Sheldon), patógeno primário de milho, que está implicado em inúmeras doenças animais, com ênfase em leucoencefalomalácia em eqüinos, edema pulmonar em suínos e carcinomas hepáticos e renais em ratos e camundongos. Em seres humanos, os estudos epidemiológicos têm associado o consumo de milho altamente contaminado com fumonisinas ao câncer esofágico em populações da China e África do Sul. Além disso, a contaminação de milho por Fusarium spp. causa perdas econômicas consideráveis em todo o mundo. Estruturalmente, a fumonisina B1 (FB1) assemelha-se às bases esfingóides, sendo a toxicidade e carcinogenicidade associada à capacidade de inibir a ceramida sintetase, uma enzima chave na via de biossíntese dos esfingolipídeos, causando acúmulo de esfinganina e depleção de esfingolipídeos complexos importantes nas funções celulares. Devido à ocorrência global, as fumonisinas têm sido alvo de intensas investigações na tentativa de desenvolver biomarcadores capazes de avaliar a exposição à FB1 e, estabelecer os níveis de contaminação que não causem danos à saúde humana e animal. Esta revisão apresenta os principais aspectos referentes à toxicidade de fumonisinas em animais e sistemas in vitro, aliado ao mecanismo de ação bioquímica e aos biomarcadores visando avaliação da exposição.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luciana Minami, Universidade Estadual de Londrina

Farmacêutica formada pela Universidade Estadual de Londrina, Especialista em Análises Clínicas pela Universidade Estadual de Londrina.

Paula Garcia Meirelles, Universidade Estadual de Londrina

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina, Mestranda do Programa de Pós-graduação em

Biotecnologia do Departamento de Bioquímica e Biotecnologia da Universidade Estadual de Londrina.

Elisa Yoko Hirooka, Universidade Estadual de Londrina

Docente do Programa de Pós-graduação em Ciência de Alimentos – Departamento de Tecnologia de Alimentos e Medicamentos/ CCA/UEL.

Elisabete Yurie Sataque Ono, Universidade Estadual de Londrina

 Docente do Programa de Mestrado em Biotecnologia do Departamento de Bioquímica e Biotecnologia/CCE/ UEL. Campus Universitário,  Londrina – PR.

Downloads

Publicado

2004-05-19

Como Citar

Minami, L., Meirelles, P. G., Hirooka, E. Y., & Ono, E. Y. S. (2004). Fumonisinas: efeitos toxicológicos, mecanismo de ação e biomarcadores para avaliação da exposição. Semina: Ciências Agrárias, 25(3), 207–224. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2004v25n3p207

Edição

Seção

Artigos de revisões

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>