Seletividade de herbicidas no desenvolvimento inicial de palmeira-real australiana e palmeira pupunha

Autores

  • Juliana Roberta Gobi Queiroz Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Antonio Carlos Silva Junior Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Maria Renata Rocha Pereira Faculdade de Tecnologia
  • Dagoberto Martins Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n5p2891

Palavras-chave:

Archentophoenix alexandrae, Bactris gasipaes, Fitotoxicidade, Mudas, Ornamental, Palmiteiro.

Resumo

O uso de herbicidas destaca-se como método eficiente no controle de plantas daninhas e a seletividade destes às espécies de palmeira é um aspecto importante a ser avaliado. Devido à escassez de trabalhos na literatura com relação ao uso de herbicidas em palmeiras, principalmente para os estágios iniciais de crescimento, este estudo teve como objetivo avaliar a seletividade de alguns herbicidas no desenvolvimento inicial de mudas de palmeira-real australiana (Archentophoenix alexandrae) e de palmeira pupunha (Bactris gasipaes). O estudo foi conduzido em duas épocas, em delineamento experimental inteiramente casualizado, com oito tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos foram herbicidas e doses, em g i.a. ha-1: fluazifop-p-butyl (93,8), sethoxydim (184,0), quizalofop-p-ethyl (75,0), clethodim + fenoxaprop-p-ethyl (50,0 + 50,0), fomesafen (225,0), lactofen (168,0), nicosulfuron (50,0) e testemunha sem aplicação de herbicida. As mudas de ambas as palmeiras foram transplantadas para vasos plásticos de 3,1L. A aplicação foi realizada sobre mudas de palmeira-real australiana com 25 a 30 cm de estatura no primeiro estudo e 30 a 40 cm no segundo estudo e em mudas da palmeira pupunha com 40 a 55 cm nos dois estudos. Os herbicidas causaram leves injúrias visuais durante o desenvolvimento inicial apenas nas plantas de palmeira pupunha. Todos os herbicidas utilizados foram seletivos e podem ser utilizados para a palmeira pupunha nos estádios de desenvolvimento de 1 a 4 folhas. Para a palmeira-real australiana apenas fluazifop-p-butyl, quizalofop-p-ethyl e lactofen não afetaram o desenvolvimento inicial nos estádios de desenvolvimento de 1 a 4 folhas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Juliana Roberta Gobi Queiroz, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Discente de Doutorado em Agricultura, Faculdade de Ciências Agronômicas, FCA/UNESP, Botucatu, SP, Brasil.

Antonio Carlos Silva Junior, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Discente de Doutorado em Produção Vegetal, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, FCAV/UNESP, Jaboticabal, SP, Brasil.

Maria Renata Rocha Pereira, Faculdade de Tecnologia

Profª Drª, Faculdade de Tecnologia, FATEC, Capão Bonito, SP, Brasil.

Dagoberto Martins, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Prof. Dr., Departamento de Produção Vegetal, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, FCAV/UNESP, Jaboticabal, SP, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-10-26

Como Citar

Queiroz, J. R. G., Silva Junior, A. C., Pereira, M. R. R., & Martins, D. (2016). Seletividade de herbicidas no desenvolvimento inicial de palmeira-real australiana e palmeira pupunha. Semina: Ciências Agrárias, 37(5), 2891–2900. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n5p2891

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>