Produção e composição química da silagem de milho e capim-Tanzânia em consórcio

Autores

  • Fabiana Luiza Matielo de Paula Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Luis Fernando Glasenapp de Menezes Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Wagner Paris Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Ricardo Ronsani Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Sarah Maria Hoppen Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Julio Ciesca Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n3p1607

Palavras-chave:

Composição bromatológica, Conservação de forragem, Consorciação, Microsilos.

Resumo

Objetivou-se avaliar a produção e composição bromatológica de silagens de capim Tanzânia e de milho, cultivados solteiros ou consorciados. O experimento foi conduzido na UTFPR Câmpus Dois Vizinhos no período entre outubro de 2011 e julho de 2012, numa área de 600 m². Os tratamentos utilizados foram: TMI - milho solteiro, TMT - milho e capim- Tanzânia consorciados no momento da semeadura, TT - capim-Tanzânia solteiro, TT32 - capim-Tanzânia ensilado a 32% de matéria seca (teor semelhante ao do milho). O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, com quatro tratamentos e cinco repetições. As avaliações agronômicas foram realizadas 120 dias após a semeadura, sendo elas: número de plantas metro linear-1, altura da planta e inserção de espiga e número de espigas planta-1. No capim avaliou-se altura do dossel, onde foi realizada a separação botânica em folhas verdes, secas e colmo. A ensilagem foi realizada em tubos de PVC de 100 mm (microsilos), mantidos vedados por 60 dias. No momento da abertura do silo foram determinados os seguintes parâmetros: MS, pH, perda total de MS (PMS), massa específica (ME), índice de recuperação de massa seca (IRMS), perdas de gases (PG), e tamanho de partícula. Das análises bromatológicas os resultados de MO, MM, FDA foram superiores para os tratamentos TMI, TT e TT, respectivamente. PB e LIG tiveram resultados superiores para os tratamentos contendo capim. O consórcio de milho com Capim Tanzânia proporciona silagem com maior teor de proteína bruta e lignina em comparação com a silagem exclusiva de milho, sem prejudicar a produtividade da cultura. A silagem de Tanzânia solteira apresenta maiores teores de FDA e de proteína bruta, além de maior produção de matéria seca que a silagem de milho. O capim Tanzânia deve ser colhido com 30% de MS visto que apresentou melhores valores de pH, maior índice de recuperação de MS, menor perda de gases, além de maior produção de matéria seca, do que a Tanzânia colhida com a mesma idade do milho.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fabiana Luiza Matielo de Paula, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Pós-Doutoranda em Zootecnia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Dois Vizinhos, PR, Brasil.

Luis Fernando Glasenapp de Menezes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Prof., Dr., UTFPR, Dois Vizinhos, PR, Brasil.

Wagner Paris, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Prof., Dr., UTFPR, Dois Vizinhos, PR, Brasil.

Ricardo Ronsani, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestre em Zootecnia, UTFPR, Dois Vizinhos, PR, Brasil.

Sarah Maria Hoppen, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Discente de Mestrado em Zootecnia, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNOESTE, Marechal Cândido Rondon, PR, Brasil.

Julio Ciesca, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Discente de Graduação em Zootecnia, UTFPR, Dois Vizinhos, PR, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-06-22

Como Citar

Paula, F. L. M. de, Menezes, L. F. G. de, Paris, W., Ronsani, R., Hoppen, S. M., & Ciesca, J. (2016). Produção e composição química da silagem de milho e capim-Tanzânia em consórcio. Semina: Ciências Agrárias, 37(3), 1607–1616. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n3p1607

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>