Ganho de peso, comportamento e alterações no cortisol após a orquiectomia de leitões com ou sem anestesia local prévia

Autores

  • Leticia Sturlini Barticciotto Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
  • Stelio Pacca Loureiro Luna Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
  • Sílvia Elaine Rodolfo de Sá Lorena Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Filipe Garcia Telles Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
  • Dirlei Antônio Berto Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n3p1307

Palavras-chave:

Castração, Comportamento animal, Lidocaína, Suíno.

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar o efeito da anestesia local intratesticular prévia à castração sobre o ganho de peso, comportamento e alterações no cortisol de leitões. O delineamento experimental adotado foi inteiramente casualisado. Foram utilizados vinte e nove leitões mestiços Landrace – Large White do sexo masculino com idade de 3 a 6 dias. Os leitões foram divididos aleatoriamente em dois grupos: orquiectomia com anestesia (A, n = 15) e orquiectomia sem anestesia (NOA, n = 14). Aos leitões do grupo A foi administrado 0,5 mL de lidocaína 2% intratesticular com vasoconstritor em cada testículo, e no grupo NOA administrou-se 0,5 mL de NaCl 0,9% intra testicular também em cada testículo. Amostras de sangue foram coletadas de todos os animais imediatamente após a cirurgia e posteriormente aos 3 e 6 dias após a cirurgia para a medição da concentração de cortisol sérico. O comportamento foi avaliado diariamente durante 6 dias por dois observadores que desconheciam o tratamento. O peso foi medido ao mesmo tempo que o cortisol sanguíneo. Foi realizada a análise de variância, e o teste Student-Newman- Keuls para contraste entre médias. O tempo médio de seis avaliações realizadas por 90 minutos durante 6 dias para cada comportamento foi comparado pelo teste de Tukey. O nível de significância estatística foi de 5%. A concentração de cortisol sérico foi maior imediatamente após a cirurgia do que após 3 e 6 dias de pós-operatório em ambos os grupos. O ganho de peso foi superior aos 3 e 6 dias após a cirurgia no grupo A em relação ao grupo NOA. A anestesia local intratesticular antes da orquiectomia em leitões é prática, auxilia na manutenção das boas práticas de bem-estar animal, e melhora o ganho de peso a curto prazo em leitões submetidos à castração.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Leticia Sturlini Barticciotto, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Servidor da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Águas de Lindóia, SP, Brasil. 

Stelio Pacca Loureiro Luna, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Prof., Departamento de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, FMVZ, UNESP, Botucatu, SP, Brasil. 

Sílvia Elaine Rodolfo de Sá Lorena, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Profª, Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Garanhuns, PE, Brasil.

Filipe Garcia Telles, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Pós-graduando pelo Programa de Pós-graduação em Zootecnia, FMVZ/UNESP, Botucatu, SP, Brasil. 

Dirlei Antônio Berto, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Prof., Departamento de Produção Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, FMVZ, UNESP, Botucatu, SP, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-06-22

Como Citar

Barticciotto, L. S., Luna, S. P. L., Lorena, S. E. R. de S., Telles, F. G., & Berto, D. A. (2016). Ganho de peso, comportamento e alterações no cortisol após a orquiectomia de leitões com ou sem anestesia local prévia. Semina: Ciências Agrárias, 37(3), 1307–1316. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n3p1307

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)