Efeito de resíduos vegetais de cana-de-açúcar no controle da erosão hídrica entressulcos

Autores

  • Wander Cardoso Valim Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Elói Panachuki Universidade Estadual de Mato grosso do Sul
  • Dorly Scariot Pavei Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Teodorico Alves Sobrinho Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Wilk Sampaio Almeida Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n3p1155

Palavras-chave:

Saccharum ssp, Chuva simulada, Perdas de solo e de água.

Resumo

O cultivo da cana-de-açúcar utiliza diferentes sistemas de colheita, resultando em quantidades variadas de resíduos vegetais, que podem influenciar no processo erosivo. O objetivo foi avaliar as perdas de solo e de água, a taxa de infiltração e a rugosidade superficial do solo em área cultivada com cana-de-açúcar (Saccharum ssp.). Foram utilizados seis tratamentos com diferentes níveis de resíduos vegetais: cana crua sem resíduo vegetal; cana crua com 4,0 Mg ha-1 de resíduo; cana crua com 8,0 Mg ha-1 de resíduo; cana crua com 12,0 Mg ha-1 de resíduo; cana crua com 16,0 Mg ha-1 resíduo e cana queimada. Os tratamentos dispostos no esquema experimental de blocos casualizados, com quatro repetições, totalizaram 24 parcelas experimentais. Com o aumento da profundidade do solo verifica-se redução da macroporosidade, da porosidade total do solo, do teor de carbono orgânico, do diâmetro médio geométrico e do diâmetro médio ponderado dos agregados do solo enquanto os valores de densidade do solo apresentam comportamento inverso. A presença de resíduos vegetais de cana-de-açúcar sobre a superfície do solo aumenta o intervalo de tempo necessário para o início do escoamento superficial. A palhada de cana-de-açúcar não altera a rugosidade superficial do solo e a quantidade mínima avaliada, de 4 Mg ha-1 de resíduo, apresenta eficiência na redução das perdas de solo e de água e no aumento da taxa de infiltração. A ausência de cobertura do solo após a colheita da cana-de-açúcar, favorece a ocorrência das perdas de solo e de água e reduz a taxa de infiltração estável de água no solo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Wander Cardoso Valim, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Discente de Mestrado do Programa de Pós Graduação em Agronomia, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Aquidauana, MS, Brasil.

Elói Panachuki, Universidade Estadual de Mato grosso do Sul

Prof. Dr., Programa de Pós-Graduação em Agronomia, UEMS, Aquidauana, MS, Brasil.

Dorly Scariot Pavei, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Discente de Mestrado do Programa de Pós Graduação em Agronomia, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Aquidauana, MS, Brasil.

Teodorico Alves Sobrinho, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Prof. Dr., Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Campo Grande, MS, Brasil.

Wilk Sampaio Almeida, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Discente de Doutorado em Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Seropédica, RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-06-22

Como Citar

Valim, W. C., Panachuki, E., Pavei, D. S., Alves Sobrinho, T., & Almeida, W. S. (2016). Efeito de resíduos vegetais de cana-de-açúcar no controle da erosão hídrica entressulcos. Semina: Ciências Agrárias, 37(3), 1155–1164. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n3p1155

Edição

Seção

Artigos