Ocratoxina A em café: controle e metodologia analítica com ênfase a inovação no contexto de segurança alimentar

Autores

  • Simone Fujii Universidade Estadual de Londrina
  • Elisabete Yurie Sataque Ono Universidade Estadual de Londrina
  • Elisa Yoko Hirooka Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2002v23n2p273

Palavras-chave:

Ocratoxina, Café, Cafeína, Segurança alimentar.

Resumo

A cafeicultura brasileira se destaca no mercado interno e comércio exterior, com ênfase a contaminação fúngica e ocratoxina A (OTA). A cafeína destaca-se entre os componentes naturais de defesa capazes de inibir produção de micotoxinas em café, inclusive a ocratoxina A (OTA), que vem constituindo num dos tópicos primordiais no controle de qualidade no mundo globalizado. Considerando que a garantia de matéria prima através de técnicas moleculares apresenta sérias barreiras na segurança alimentar, o constante monitoramento de toxinas ainda constitui opção para solução imediata do problema. As desvantagens inerentes à metodologia analítica química estimularam o emprego de imunoensaio “enzyme linked immunosorbent assay” (ELISA) e colunas de imunoafinidade como alternativas promissoras na detecção de OTA em alimentos. Visando garantir a qualidade de café sob o tópico de segurança alimentar, a revisão discerne sobre cafeína como componente de defesa natural de planta, aliado a métodos simples de elevada sensibilidade, indispensáveis no diagnóstico rápido de ocratoxinas a nível de campo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Simone Fujii, Universidade Estadual de Londrina

Farmacêutica Bioquímica formada pela Universidade Estadual de Maringá, Mestranda do Curso de Ciência de Alimentos do Departamento de Tecnologia de Alimentos e Medicamentos da Universidade Estadual de Londrina.

Elisabete Yurie Sataque Ono, Universidade Estadual de Londrina

Docente do Departamento de Bioquímica da Universidade Estadual de Londrina.

Elisa Yoko Hirooka, Universidade Estadual de Londrina

Docente do Departamento de Tecnologia de Alimentos e Medicamentos da Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2009-04-29

Como Citar

Fujii, S., Ono, E. Y. S., & Hirooka, E. Y. (2009). Ocratoxina A em café: controle e metodologia analítica com ênfase a inovação no contexto de segurança alimentar. Semina: Ciências Agrárias, 23(2), 273–292. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2002v23n2p273

Edição

Seção

Artigos de revisões

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>