Duração do teste de germinação de sementes de Brachiaria humidicola (Rendle) Schweick

Autores

  • Camila Aquino Tomaz Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Cibele Chalita Martins Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Givanildo Zildo da Silva Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Roberval Daiton Vieira Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n2p693

Palavras-chave:

Dormência, Gramínea forrageira, Pastagem, Temperatura.

Resumo

O período de 21 dias recomendado pelas Regras para Análise de Sementes para o teste de germinação de sementes de B. humidicola é considerado excessivo por produtores, comerciantes e laboratórios de análise de sementes, que dependem dos resultados do teste para o controle de qualidade e a comercialização. Desta forma, o objetivo do trabalho foi avaliar a possibilidade de reduzir o período necessário para a condução do teste de germinação de sementes de B. humidicola, estabelecendo o método para superação da dormência e a temperatura ideal. Dezenove lotes de sementes comerciais S1 e S2 recém-recebidos na unidade de beneficiamento foram avaliados quanto à germinação, em quatro subamostras de 100 sementes por tratamento, constituído de: substrato umedecido com água deionizada (testemunha), substrato umedecido com KNO3 (0,2%) e escarificação com ácido sulfúrico por 10 minutos. Para o teste de germinação, foram avaliadas duas condições de temperaturas alternadas (20- 35 ºC e 15-35 ºC), com luz (8h). Para definição do período do teste, foram realizadas contagens diárias de plântulas normais e, para cada tratamento, foram ajustadas curvas para avaliação da germinação. No delineamento experimental, os lotes foram considerados as repetições, obtendo-se as estimativas dos parâmetros do modelo de regressão segmentada para cada tratamento. O teste de germinação de sementes de B. humidicola pode ser conduzido a 15-35 oC, sem tratamento para a superação da dormência, com avaliação final aos 10 dias após a semeadura.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Camila Aquino Tomaz, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Bolsista Pós-doutorado Faculdade de Ciências Agronômicas, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, FCA/ UNESP, Botucatu, SP, Brasil. 

Cibele Chalita Martins, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Profª Drª, Deptº de Produção Vegetal, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, FCAV/UNESP, Jaboticabal, SP, Brasil. 

Givanildo Zildo da Silva, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Discente de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Agronomia, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, FCAV/UNESP, Jaboticabal, SP, Brasil.

Roberval Daiton Vieira, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Prof. Dr., Deptº de Produção Vegetal, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, FCAV/UNESP, Jaboticabal, SP, Brasil. 

Downloads

Publicado

2016-04-26

Como Citar

Tomaz, C. A., Martins, C. C., Silva, G. Z. da, & Vieira, R. D. (2016). Duração do teste de germinação de sementes de Brachiaria humidicola (Rendle) Schweick. Semina: Ciências Agrárias, 37(2), 693–700. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n2p693

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>