Qualidade de sementes de jatobá-do-cerrado processadas e armazenadas em diferentes formas

Autores

  • Paulo Carteri Coradi Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Taísa Lopes Lacerda Pereira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Lucas Jandrey Camilo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n2p665

Palavras-chave:

Pós-colheita, Acondicionamento, Temperatura.

Resumo

A preservação da qualidade física e química no processamento de sementes de jatobá-do-cerrado e armazenamento são fundamentais para o repovoamento de vegetação em áreas degradadas. Como não existem estudos científicos que comprovem as melhores condições na pós-colheita de sementes de jatobá-do-cerrado, este estudo teve como objetivo avaliar a qualidade físico-química das sementes jatobá-do-cerrado, em diferentes formas de processamento com polpa, sem polpa (escarificação), sem polpa (fermentado) e condições de temperatura de armazenamento (10 e 23 0C) e embalagens (tetrapack, papel, plástico, garrafas PET e embalagens de vidro), ao longo de seis meses. Os constituintes físicos e químicos das sementes de jatobá-do-cerrado variaram de acordo com as condições avaliadas e embalagem. O aumento do tempo de armazenamento reduziu a qualidade das sementes. As sementes com polpa mantiveram melhor as características físicas ao longo do tempo de armazenamento. O processo de despolpamento das sementes pela escarificação aumentou o índice de acidez e cinzas, porém apresentou as maiores porcentagens de proteína bruta nas condições de acondicionamento com temperatura de 23 0C. O método de despolpamento das sementes pela fermentação foi favorável a qualidade para as condições de armazenamento na temperatura de 10 0C. As embalagens permeáveis (sacos de papel e tetrapack) interferiram mais na redução da qualidade das sementes que as embalagens de frasco de vidro, sacos plásticos e garrafas PET. As melhores condições de processamento das sementes de jatobá-do-cerrado foi o método de fermentação e as melhores condições de armazenamento foram com embalagens impermeáveis (frascos de vidro e garrafas PET).

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Paulo Carteri Coradi, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Prof. Dr., Campus de Chapadão do Sul, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Chapadão do Sul, MS, Brasil. 

Taísa Lopes Lacerda Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Discente do Curso de Engª Florestal, Campus de Chapadão do Sul, UFMS, Chapadão do Sul, MS, Brasil. 

Lucas Jandrey Camilo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Discente do Curso de Graduação em Agronomia, Campus de Chapadão do Sul, UFMS, Chapadão do Sul, MS, Brasil. Bolsista de Iniciação Científica do CNPq. 

Downloads

Publicado

2016-04-26

Como Citar

Coradi, P. C., Pereira, T. L. L., & Camilo, L. J. (2016). Qualidade de sementes de jatobá-do-cerrado processadas e armazenadas em diferentes formas. Semina: Ciências Agrárias, 37(2), 665–684. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n2p665

Edição

Seção

Artigos