Herpesvírus bovino tipo 1: Tópicos sobre a infecção e métodos de diagnóstico

Autores

  • Elisabete Takiuchi Universidade Estadual de Londrina
  • Alice Fernandes Alfieri Universidade Estadual de Londrina
  • Amauri Alcindo Alfieri Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2001v22n2p203

Palavras-chave:

Bovino, Herpesvírus bovino tipo 1, Rinotraqueíte infecciosa bovina, Diagnóstico, PCR.

Resumo

O herpesvírus bovino tipo 1 (BHV-1) encontra-se amplamente disseminado em rebanhos de corte e leite, determinando grandes prejuízos econômicos à exploração pecuária. A infecção pelo BHV-1 pode comprometer os tratos respiratório, genital, reprodutivo e nervoso e ocasionar uma ampla variedade de manifestações clínicas que são comuns a outras doenças infecto-parasitárias, inviabilizando o diagnóstico clínico conclusivo. Várias metodologias foram desenvolvidas para a realização do diagnóstico laboratorial do BHV-1. Contudo, as técnicas sorológicas tradicionais são incapazes de diferenciar a soroconversão originada pela infecção natural daquela devido à vacinação. Com isto, o diagnóstico conclusivo somente é possível pela identificação do BHV-1 diretamente em amostras clínicas. O isolamento viral em cultivo celular apresenta como desvantagem a necessidade da viabilidade da partícula viral, o que em muitas situações pode ocasionar uma redução na sensibilidade e especificidade da técnica. As técnicas de imunoperoxidase e imunofluorescência, apesar de não exigirem a infecciosidade do vírus, podem ser seriamente comprometidas caso a integridade estrutural da partícula não seja mantida. Atualmente a técnica da reação em cadeia pela polimerase está sendo universalmente adotada no diagnóstico de diversas viroses, inclusive do BHV-1. Esta metodologia apresenta como principais vantagens a não exigência da viabilidade da partícula viral, alta sensibilidade / especificidade e rapidez na obtenção dos resultados.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Elisabete Takiuchi, Universidade Estadual de Londrina

Aluna do Programa de Pós-graduação (nível: Mestrado) em Sanidade Animal / UEL.

Alice Fernandes Alfieri, Universidade Estadual de Londrina

Aluna do Programa de Pós-graduação (nível: Mestrado) em Sanidade Animal / UEL.

 

Amauri Alcindo Alfieri, Universidade Estadual de Londrina

Laboratório de Virologia Animal, Departamento de Medicina Veterinária Preventiva, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2004-02-28

Como Citar

Takiuchi, E., Alfieri, A. F., & Alfieri, A. A. (2004). Herpesvírus bovino tipo 1: Tópicos sobre a infecção e métodos de diagnóstico. Semina: Ciências Agrárias, 22(2), 203–209. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2001v22n2p203

Edição

Seção

Artigos de revisões

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>