Efeitos do midazolam, associado ao propofol, na indução e recuperação da anestesia em gatas submetidas a ovariossalpingohisterectomia

Autores

  • Diogo Gorayeb de Castro Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo
  • Juliana de Araújo Caldeira Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo
  • Fernanda Corrêa Devito Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo
  • Samanta Rios Melo Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo
  • Silvia Renata Gaido Cortopassi Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n6Supl2p4269

Palavras-chave:

Benzodiazepínicos, Cães, Castração, Felinos.

Resumo

O objetivo deste estudo foi determinar os efeitos de propofol e midazolam na indução da anestesia em gatas submetidas a ovariossalpingohisterectomia quanto a qualidade da intubação orotraqueal e da indução da anestesia, efeitos cardiorrespiratórios e períodos de recuperação. Foram utilizadas 27 gatas adultas e hígidas que foram pré-tratadas com acepromazina e morfina. Decorridos 30 minutos, foram distribuídas em três grupos: no GP (n=10), a indução foi realizada somente com propofol por via intravenosa na dose necessária para intubação orotraqueal; no GMP (n=8), os animais receberam midazolam (0,3 mg/kg) administrado pela via intravenosa em 30s, e em seguida o propofol foi administrado segundo os critérios do grupo propofol; no GPM (n=9), administrou-se, inicialmente, propofol na velocidade de 4 mg/kg/min; posteriormente, administrou-se midazolam (0,3 mg/kg), e o restante da indução foi realizado com propofol. Para que o estudo fosse cego, os animais dos grupos GP e GPM receberam solução salina no volume similar à dose de midazolam antes da indução (0,06 ml/kg). Da mesma forma, os grupos GP e GMP receberam solução de NaCl a 0,9% (0,06 ml/kg) após 30s de administração de propofol. Com objetivo de mimetizar a administração do midazolam, a solução salina foi administrada em 30s. O GP recebeu 11,0±1,38 mg/kg de propofol, sendo superior a dose dos grupos GPM (p<0,001) e GMP (p<0,01) que receberam 7,9±1,92 mg/kg e 9,1±2,20 mg/kg, respectivamente. Em relação aos escores de intubação não houve diferença entre os grupos. O uso prévio de midazolam não determinou agitação, tampouco excitação nas gatas; ambas as sequências de administração da associação propofol-midazolam são factíveis, porém a sequência propofol-midazolam se mostrou superior devido a menor dose empregada de propofol.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Diogo Gorayeb de Castro, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo

Médico Veterinário, Discente de Pós-Graduaçãograduando do Programa de Clínica Cirúrgica Veterinária, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, da Universidade de São Paulo, FMVZ/-USP, São Paulo, SP, Brasil. 

Juliana de Araújo Caldeira, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo

Médica Veterinária, Discente de Pós-Graduaçãograduando do Programa de Clínica Cirúrgica Veterinária, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, da Universidade de São Paulo, FMVZ/-USP, São Paulo, SP, Brasil. 

Fernanda Corrêa Devito, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo

Médica Veterinária, Discente de Pós-Graduaçãograduando do Programa de Clínica Cirúrgica Veterinária, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, da Universidade de São Paulo, FMVZ/-USP, São Paulo, SP, Brasil. 

Samanta Rios Melo, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo

Médica Veterinária, Discente de Pós-Graduaçãograduando do Programa de Clínica Cirúrgica Veterinária, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, da Universidade de São Paulo, FMVZ/-USP, São Paulo, SP, Brasil. 

Silvia Renata Gaido Cortopassi, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo

Profª Livre-Docente, Departamento de Cirurgia, FMVZ-USP, São Paulo, SP, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-12-16

Como Citar

Castro, D. G. de, Caldeira, J. de A., Devito, F. C., Melo, S. R., & Cortopassi, S. R. G. (2015). Efeitos do midazolam, associado ao propofol, na indução e recuperação da anestesia em gatas submetidas a ovariossalpingohisterectomia. Semina: Ciências Agrárias, 36(6Supl2), 4269–4276. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n6Supl2p4269

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)