Freqüência de anticorpos anti- Neospora caninum e anti- Toxoplasma gondii em soros de bovinos pertencentes aos estados de São Paulo e de Minas Gerais

Autores

  • Gustavo Henrique Nogueira Costa Centro de Pesquisas em Sanidade Animal
  • Dagmar Diniz Cabral Centro de Pesquisas em Sanidade Animal
  • Nancy Prette Varandas Centro de Pesquisas em Sanidade Animal
  • Elizângela de Almeida Sobral Centro de Pesquisas em Sanidade Animal
  • Fernando de Almeida Borges Centro de Pesquisas em Sanidade Animal
  • Karina Carrão Castagnolli Centro de Pesquisas em Sanidade Animal

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2001v22n1p61

Palavras-chave:

Neospora caninum, Toxoplasma gondii, Freqüência, Bovinos.

Resumo

Foram colhidas 600 amostras de soros de vacas, pertencentes a propriedades rurais dos municípios de Pirangi, Votuporanga, Guaíra e Ituverava, Estado de São Paulo e dos municípios de Iturama e Gurinhatã, Estado de Minas Gerais. As amostras foram analisadas pela técnica de imunofluorescência indireta (RIFI-IgG), para a pesquisa de anticorpos contra Neospora caninum e contra Toxoplasma gondii. Os exames sorológicos revelaram 16,83% e 49,17% de animais sororreagentes ao N. caninum e ao T. gondii, respectivamente. Foram encontrados 54 (9,00%) animais apresentando títulos de anticorpos para ambos coccídios. Em todos os municípios analisados foi detectada a presença de animais sororreagentes. Diferenças estatísticas (P < 0,05) foram constatadas nos resultados da sorologia entre alguns municípios, utilizando-se o método de Qui-Quadrado(X2). Pode-se inferir, portanto, que infecções por N. caninum e T. gondii estão disseminadas em bovinos provenientes de rebanhos dos municípios avaliados e que a frequência simultânea de anticorpos (9,00%) contra os dois coccídios (N. caninum e T. gondii) pode ser considerada relativamente alta.

 

 

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gustavo Henrique Nogueira Costa, Centro de Pesquisas em Sanidade Animal

CPPAR – Centro de Pesquisas em Sanidade Animal, FCAV/Unesp, Campus de Jaboticabal-SP. Aluno de Pós-Graduação, FCAV/UNESP, Jaboticabal. Docente da UFU, Uberlândia-MG.

Dagmar Diniz Cabral, Centro de Pesquisas em Sanidade Animal

Docente da UFU, Uberlândia-MG.

Nancy Prette Varandas, Centro de Pesquisas em Sanidade Animal

CPPAR – Centro de Pesquisas em Sanidade Animal, FCAV/Unesp, Campus de Jaboticabal-SP. Aluno de Pós-Graduação, FCAV/UNESP, Jaboticabal.

Elizângela de Almeida Sobral, Centro de Pesquisas em Sanidade Animal

CPPAR – Centro de Pesquisas em Sanidade Animal, FCAV/Unesp, Campus de Jaboticabal-SP.

Fernando de Almeida Borges, Centro de Pesquisas em Sanidade Animal

CPPAR – Centro de Pesquisas em Sanidade Animal, FCAV/Unesp, Campus de Jaboticabal-SP. Aluno de Pós-Graduação, FCAV/UNESP, Jaboticabal.

Karina Carrão Castagnolli, Centro de Pesquisas em Sanidade Animal

CPPAR – Centro de Pesquisas em Sanidade Animal, FCAV/Unesp, Campus de Jaboticabal-SP. Aluno de Pós-Graduação, FCAV/UNESP, Jaboticabal.

Downloads

Publicado

2001-08-18

Como Citar

Costa, G. H. N., Cabral, D. D., Varandas, N. P., Sobral, E. de A., Borges, F. de A., & Castagnolli, K. C. (2001). Freqüência de anticorpos anti- Neospora caninum e anti- Toxoplasma gondii em soros de bovinos pertencentes aos estados de São Paulo e de Minas Gerais. Semina: Ciências Agrárias, 22(1), 61–66. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2001v22n1p61

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.