Detecção de anticorpos contra Neospora caninum e Toxoplasma gondii em soros de bubalinos ( Bubalus bubalis) no Estado de São Paulo, Brasil

Autores

  • Luciano Melo de Souza Centro de Pesquisas em Sanidade Animal
  • Adjair Antonio do Nascimento Centro de Pesquisas em Sanidade Animal
  • Patricia Iriê Furuta de Pesquisas em Sanidade Animal
  • Lúcia Mara Souza Basso Universidade Estadual de São Paulo
  • Daniela Miyasaka da Silveira Centro de Pesquisas em Sanidade Animal
  • Alvimar José da Costa Centro de Pesquisas em Sanidade Animal

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2001v22n1p39

Palavras-chave:

Bubalus bubalis, Neospora caninum, Toxoplasma gondii, RIFI.

Resumo

Bubalinos são susceptíveis à infecção por Neospora caninum e Toxoplasma gondii, contribuindo assim para a disseminação destes protozoários na natureza. A ocorrência de anticorpos foi investigada em soro sangüíneo de bubalinos, utilizando-se a técnica de imunofluorescência indireta (IFI). Foram avaliados os fatores raça e idade dos búfalos, e também pesquisada a presença de anticorpos contra os dois parasitos em cães e humanos de convívio estreito com os bubalinos. Amostras de soros foram colhidas de búfalos (n=411), cães (n=8) e humanos (n=14), oriundos de propriedades com características leiteiras e examinadas em laboratório. Dentre os soros de bubalinos testados, 56,0% foram reagentes (> 1:200) para N. caninum e 49,9% reagiram (> 1:64) contra T. gondii. ostraram-se reagentes aos dois protozoários 33,9% dos búfalos. Dos soros de cães 25,0% reagiram ao N. caninum (> 1:50) e 62,5% contra o T. gondii (> 1:16). Nenhum soro humano mostrou-se reagente em níveis considerados positivos (> 100) pela literatura revisada. As fêmeas, entre 5 e 6 anos de idade, apresentaram maior percentual de sororreagentes a T. gondii. Os resultados obtidos permitem inferir que tanto o Neospora caninum quanto o Toxoplasma gondii encontramse bastante disseminados entre os rebanhos investigados e que aparentemente a raça e a idade das fêmeas não interferiram na freqüência de indivíduos sororreagentes ao N. caninum.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luciano Melo de Souza, Centro de Pesquisas em Sanidade Animal

Aluno de pós-graduação da FCAV/UNESP, Jaboticabal. CPPAR - Centro de Pesquisas em Sanidade Animal,/FCAV/UNESP, Campus de Jaboticabal.

Adjair Antonio do Nascimento, Centro de Pesquisas em Sanidade Animal

CPPAR - Centro de Pesquisas em Sanidade Animal,/FCAV/UNESP, Campus de Jaboticabal.

Patricia Iriê Furuta, de Pesquisas em Sanidade Animal

CPPAR - Centro de Pesquisas em Sanidade Animal,/FCAV/UNESP, Campus de Jaboticabal.

Lúcia Mara Souza Basso, Universidade Estadual de São Paulo

Aluno de pós-graduação da FCAV/UNESP, Jaboticabal

Daniela Miyasaka da Silveira, Centro de Pesquisas em Sanidade Animal

Aluno de pós-graduação da FCAV/UNESP, Jaboticabal. CPPAR - Centro de Pesquisas em Sanidade Animal,/FCAV/UNESP, Campus de Jaboticabal.

Alvimar José da Costa, Centro de Pesquisas em Sanidade Animal

CPPAR - Centro de Pesquisas em Sanidade Animal,/FCAV/UNESP, Campus de Jaboticabal.

Downloads

Publicado

2001-08-18

Como Citar

Souza, L. M. de, Nascimento, A. A. do, Furuta, P. I., Basso, L. M. S., Silveira, D. M. da, & Costa, A. J. da. (2001). Detecção de anticorpos contra Neospora caninum e Toxoplasma gondii em soros de bubalinos ( Bubalus bubalis) no Estado de São Paulo, Brasil. Semina: Ciências Agrárias, 22(1), 39–48. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2001v22n1p39

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>