Ácido salicílico na indução de resistência ao tombamento de plântulas de beterraba e atividade antifúngica contra Fusarium sp., in vitro

Autores

  • Douglas Junior Bertoncelli Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Sérgio Miguel Mazaro Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Rita de Cacia Dosciatti Serrão Rocha Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Nean Locatelli Dalacosta Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Adriano Lewandowski Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Américo Wagner Junior Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n1p67

Palavras-chave:

Beta vulgaris L. Eliciador, Indutor de resistência, Proteína-RP.

Resumo

O tombamento de plântulas é a principal doença que afeta a cultura da beterraba no processo de produção de mudas. Objetivou-se neste trabalho avaliar diferentes concentrações de ácido salicílico (AS) na indução de resistência ao tombamento de plântulas de beterraba e a atividade antifúngica contra Fusarium sp., in vitro. O tratamento das sementes de beterraba foi realizado com imersão em solução de AS nas concentrações de 0,5; 1,0; 1,5 e 2,0 mM e a testemunha (água destilada). Em seguida foram semeadas em substrato previamente esterilizado e inoculado com Fusarium sp. O experimento foi conduzido por 14 dias em câmara de cultivo com controle de temperatura (23 oC ±2 °C), luminosidade (fotoperíodo de 12 h) e umidade (70% ± 10%). Após esse período foram avaliados a germinação das sementes, incidência de tombamento, comprimento de plântula e massa da matéria fresca. Foi também avaliada nos tecidos das plântulas a atividade das enzimas fenilalanina amônia-liase (FAL), ?-1,3- glucanase e quitinase. No experimento in vitro o AS foi incorporado ao meio BDA (batata-dextrose e ágar) e avaliado o crescimento micelial de Fusarium sp. A aplicação de AS em tratamento de sementes não atuou significativamente sobre o tombamento de plântulas de beterraba, mas induziu a atividade da enzima ?-1,3-glucanase, sendo esta aumentada em nove vezes em relação à testemunha. O AS atuou no controle de Fusarium sp, in vitro com ação fungitóxica, com supressão do crescimento micelial em 28% se comparado à testemunha.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Douglas Junior Bertoncelli, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Engo Agro, Discente do Curso de Pós-Graduação em Agronomia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Pato Branco, PR, Brasil.

Sérgio Miguel Mazaro, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Engo Agro, Prof. Dr., Curso de Agronomia, UTFPR, Dois Vizinhos, PR, Brasil.

Rita de Cacia Dosciatti Serrão Rocha, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Enga Agra, Discente do Curso de Pós-Graduação em Agronomia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Pato Branco, PR, Brasil.

Nean Locatelli Dalacosta, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Discente do Curso de Agronomia, UTFPR, Dois Vizinhos, PR, Brasil.

Adriano Lewandowski, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Discente do Curso de Agronomia, UTFPR, Dois Vizinhos, PR, Brasil.

Américo Wagner Junior, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Engo Agro, Prof. Dr., Curso de Agronomia, UTFPR, Dois Vizinhos, PR, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-02-29

Como Citar

Bertoncelli, D. J., Mazaro, S. M., Rocha, R. de C. D. S., Dalacosta, N. L., Lewandowski, A., & Wagner Junior, A. (2016). Ácido salicílico na indução de resistência ao tombamento de plântulas de beterraba e atividade antifúngica contra Fusarium sp., in vitro. Semina: Ciências Agrárias, 37(1), 67–76. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n1p67

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)