Germinação de Dypsis onilahensis (Jum. & H. Perrier) Beentje & J. Dransf. em função do tamanho da semente e substratos

Autores

  • Petterson Baptista da Luz Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Thalita Neves Marostega Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Bruno Nicchio Universidade Federal de Uberlândia
  • Leonarda Grillo Neves Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n6Supl2p4193

Palavras-chave:

Palmeira, Ornamental, Emergência de plântula.

Resumo

A espécie Dypsis onilahens, popularmente conhecida como Sibara, é uma palmeira ainda rara em cultivo no país, porém com grande potencial ornamental pela graciosidade de suas folhas. A propagação comercial é sexuada e há poucos os estudos sobre a germinação de sementes dessa espécie, que pode ser influenciada por vários fatores. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi estudar o efeito do tamanho da semente e o uso de diferentes tipos de substratos na germinação de D. onilahens. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado em esquema fatorial 2 x 3 (2 tamanhos de sementes:>15mm e <15mm de diâmetro; e 3 tipos de substratos: areia, Plantmax® e vermiculita), com quatro repetições de 15 sementes. Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey, a 5% de probabilidade. Determinou-se a porcentagem de germinação (G%), o número de sementes germinadas (NSG) e o Índice de Velocidade de Germinação (IVG). A germinação teve início aos 73 dias após a instalação do experimento. Os resultados demonstraram que não houve efeito significativo para tamanho de sementes, contudo para o substrato, verifica-se que a vermiculita foi o que apresentou os melhores resultados para IVG, NSG e G (%), seguido do substrato areia e do substrato comercial Plantmax. Assim sendo, o presente estudo fornece as primeiras informações sobre a germinação dessa palmeira. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Petterson Baptista da Luz, Universidade do Estado de Mato Grosso

Profa Dra, Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas, Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Campus Universitário de Cáceres, Cáceres, MT, Brasil. 

Thalita Neves Marostega, Universidade do Estado de Mato Grosso

Discente do Curso de Mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas, UNEMAT, Campus Universitário de Cáceres, Cáceres, MT, Brasil.

 

Bruno Nicchio, Universidade Federal de Uberlândia

Discente do Curso de Graduação em Agronomia, UNEMAT, Campus Universitário de Cáceres, Cáceres, MT, Brasil. 

Leonarda Grillo Neves, Universidade do Estado de Mato Grosso

Profa Dra, Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas, Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Campus Universitário de Cáceres, Cáceres, MT, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-12-16

Como Citar

Luz, P. B. da, Marostega, T. N., Nicchio, B., & Neves, L. G. (2015). Germinação de Dypsis onilahensis (Jum. & H. Perrier) Beentje & J. Dransf. em função do tamanho da semente e substratos. Semina: Ciências Agrárias, 36(6Supl2), 4193–4198. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n6Supl2p4193

Edição

Seção

Comunicações

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)