Efeito de intensidade de pastejo e suplementação no desempenho, indicadores de estresse e perfil metabólico de cordeiros em terminação

Autores

  • João Paulo Ramos Costa Universidade Estadual Paulista
  • Wilton Ladeira da Silva Universidade Estadual Paulista
  • Gregory Caputti de Paula Universidade Estadual Paulista
  • Denise Tsuzukibashi Universidade Estadual Paulista
  • Euclides Braga Malheiros Universidade Estadual Paulista
  • Ana Cláudia Ruggieri Universidade Estadual Paulista
  • João Alberto Negrão Universidade de São Paulo, Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n6p3863

Palavras-chave:

Cortisol, Metabolismo energético, Metabolismo protéico, Ovino, Parâmetros sanguíneos, Pasto.

Resumo

No presente estudo foi avaliado o efeito de intensidades de pastejo (IP) pelo índice de área foliar residual (IAFr). Onde, 0,8; 1,4; 2,0 e 2,6 de IAFr corresponde a MA= muito alto, A= alto, B= baixo e MB= muito baixo com suplemento (SP) ou não suplementado (NSP) no desempenho, indicadores de estresse e perfil metabólico em sessenta e quatro cordeiros mestiços Santa Inês (15,40±2,31 kg peso vivo). O consumo de matéria seca (CMS) e ganho médio diário (GMD), em resposta a IP, apresentaram efeito linear crescente (P<0,05) com a diminuição da IP e o grupo NSP foi superior (P<0,05) ao grupo SP quanto ao CMS. A concentração plasmática de cortisol foi maior no grupo NSP (P<0,05) e não apresentou efeito (P>0,05) entre as IP. A relação Neutrófilo:Linfócito apresentou efeito linear decrescente (P<0,05) com a IP e o grupo SPT apresentou maior (P<0,05) relação Neutrófilo:Linfócito. Nenhum dos parâmetros avaliados referentes ao metabolismo proteico foram afetados (P>0,05) pela IP, exceto a Albumina que apresentou efeito (P<0,05) e o grupo SP apresentou maior concentração desse metabólito. Referente aos indicadores do metabolismo energético, a glicose apresentou efeito linear crescente (P<0,05) com o a diminuição da IP e foi maior no grupo SP (P<0,05), de maneira oposta, houve efeito linear decrescente dos ácidos graxos não esterificados (AGNE) (P<0,05) e o grupo NSP apresentou maior (P<0,05) nível sérico. A concentração de betahidroxibutirato (B-HBA) foi maior (P<0,05) no grupo SPT. A concentração do cálcio foi modificada (P<0,05) pela IP. A concentração do fósforo foi maior (P<0,05) no grupo SP e o magnésio não apresentou efeito (P>0,05) de nenhum dos tratamentos. Conclui-se que a IP e SP modificou o desempenho, indicadores de estresse e perfil metabólico de cordeiros em terminação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

João Paulo Ramos Costa, Universidade Estadual Paulista

Discente do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, Depto de Zootecnia, Universidade Estadual Paulista/FCAV, Jaboticabal, São Paulo, SP, Brasil.

Wilton Ladeira da Silva, Universidade Estadual Paulista

Discente do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, Depto de Zootecnia, Universidade Estadual Paulista/FCAV, Jaboticabal, São Paulo, SP, Brasil.

Gregory Caputti de Paula, Universidade Estadual Paulista

Discente do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, Depto de Zootecnia, Universidade Estadual Paulista/FCAV, Jaboticabal, São Paulo, SP, Brasil.

Denise Tsuzukibashi, Universidade Estadual Paulista

Discente do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, Depto de Zootecnia, Universidade Estadual Paulista/FMVZ, Botucatu, São Paulo, SP, Brasil.

Euclides Braga Malheiros, Universidade Estadual Paulista

Prof., Depto Ciências Exatas, FCAV, São Paulo, SP, Brasil.

Ana Cláudia Ruggieri, Universidade Estadual Paulista

Profª, Depto Zootecnia, FCAV, Jaboticabal, São Paulo, SP, Brasil.

João Alberto Negrão, Universidade de São Paulo, Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos

Prof., Depto de Ciências Básicas, Universidade de São Paulo/FZEA, Pirassununga, São Paulo, SP, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-12-09

Como Citar

Costa, J. P. R., Silva, W. L. da, Paula, G. C. de, Tsuzukibashi, D., Malheiros, E. B., Ruggieri, A. C., & Negrão, J. A. (2015). Efeito de intensidade de pastejo e suplementação no desempenho, indicadores de estresse e perfil metabólico de cordeiros em terminação. Semina: Ciências Agrárias, 36(6), 3863–3876. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n6p3863

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>