Efeitos da aplicação de silicato na fertilidade do solo e rendimento do trigo

Autores

  • Marcos Vinícius Mansano Sarto Universidade Estadual Paulista
  • Maria do Carmo Lana Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Leandro Rampim Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Jean Sérgio Rosset Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Jaqueline Rocha Wobeto Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n6Supl2p4071

Palavras-chave:

Triticum aestivum L., Silício, Propriedades químicas, Correção da acidez.

Resumo

 

Melhorias das propriedades químicas do solo e do desenvolvimento das culturas com aplicação de silicato foi confirmado em várias espécies de plantas. Os efeitos da aplicação de silicato nas propriedades químicas do solo e crescimento do trigo foram investigados no presente estudo. O experimento foi realizado em vasos plásticos de 8 L em estufa. Os tratamentos foram dispostos em um delineamento em blocos casualizados, em esquema fatorial 3 × 5: três solos [Latossolo Vermelho eutroférrico (LVef), Latossolo Vermelho distroférrico (LVd) e Argissolo Vermelho-Amarelo eutrófico (PVAe)] e cinco doses de silicato (0, 1, 2, 4 e 6 Mg ha-1 de silicato de cálcio / magnésio), com quatro repetições. O comprimento da planta, número de espigas por vaso, matéria seca e rendimento de grãos, foram medidos após 115 dias de crescimento do trigo (Triticum aestivum L.). As alterações nas propriedades químicas do solo (pH, H ++ Al3+, Al3+, P, K, Ca, Mg, Si, Cu, Zn, Fe e Mn) foram analisados após a colheita. A aplicação de silicato de cálcio/magnésio reduz a acidez potencial (H+ + Al3+) e Al3+ fitotóxico; e aumenta o pH do solo, Ca, Mg e Si disponível, capacidade de troca catiônica (CTC) e saturação por bases. Aplicação de silicato não afetou o P disponível, K trocável e disponibilidade de micronutrientes (Cu, Zn, Fe e Mn) nos três solos. A aplicação de silicato de cálcio/magnésio em um Latossolo Vermelho argiloso ácido melhora o desenvolvimento e a produtividade do trigo; no entanto, a aplicação de silicato em solos com pH superior a 5,3 e alta disponibilidade Si não afeta as características agronômicas e produtividade de grãos do trigo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcos Vinícius Mansano Sarto, Universidade Estadual Paulista

Discente do Curso de Doutorado do Programa de Pós Graduação em Agronomia -Agricultura, Universidade Estadual Paulista, UNESP, Faculdade de Ciências Agronômicas, FCA, Botucatu, SP, Brasil.

Maria do Carmo Lana, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Profª Associada do Centro de Ciências Agrárias, CCA, UNIOESTE, Bolsista CNPq, Marechal Cândido Rondon, PR, Brasil.

Leandro Rampim, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Prof. Adjunto, Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Guarapuava, PR, Brasil. 

Jean Sérgio Rosset, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Prof. Adjunto IV, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Mundo Novo, MS, Brasil.

Jaqueline Rocha Wobeto, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Discente do Curso de Doutorado do Programa de Pós Graduação em Zootecnia, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, UNESP, Botucatu, SP, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-12-16

Como Citar

Sarto, M. V. M., Lana, M. do C., Rampim, L., Rosset, J. S., & Wobeto, J. R. (2015). Efeitos da aplicação de silicato na fertilidade do solo e rendimento do trigo. Semina: Ciências Agrárias, 36(6Supl2), 4071–4082. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n6Supl2p4071

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>