Effect of the association of diet, omega-three, and antioxidants in dogs with chronic kidney disease

Autores

  • Pillar Gomide do Valle Universidade Federal de Minas Gerais
  • Júlio César Cambraia Veado Universidade Federal de Minas Gerais
  • Tathiana Mourão dos Anjos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Luiz Eduardo Souza de Tassini Universidade Federal de Minas Gerais
  • Luiz Fernando Lucas Ferreira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Leonardo de Freitas Lucas Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n5p3161

Palavras-chave:

Polyunsaturated fatty acids, Kidneys, Canine.

Resumo

 

Para avaliar a contribuição da combinação de drogas de ômega-3, vitamina E, selenito de sódio, gluconato de cobre, gluconato de zinco, sulfato de condroitina, glucosamina e (Gerioox®), 12 cães com doença renal crônica (DRC) em atendimento clínico ambulatorial no Foram estudados hospital veterinário de uma instituição federal de ensino superior. Contagens completas de sangue, urinálise, medições da concentração sérica de cálcio, fósforo, ureia e creatinina, e os cálculos da proteína urinária de creatinina (UPC) e taxa de filtração glomerular (TFG) foram realizados antes do início da experiência (T0) e depois 30 (T1), 90 (T2), e 120 dias (T3). Houve uma correlação negativa significativa (P <0,05) entre o TFG ea UPC e entre o TFG ea uréia e creatinina séricas (quando a GFR foi alta, a UPC, uréia e creatinina séricas foram diminuídos). A melhora foi observada no estado clínico dos pacientes estudados, conforme relatado pelos seus proprietários, que indicaram uma melhoria na vitalidade e apetite, e pela observação clínica, que mostrou melhora no estado geral de saúde, casaco, e os parâmetros analisados. A combinação de omega-3, a vitamina E, o selenito de sódio, gluconato de cobre, gluconato de zinco, sulfato de condroitina, glucosamina e encontrado em Gerioox® provou ser um adjuvante importante no tratamento conservador de cães com DRC, causando um aumento na taxa de filtração glomerular com uma redução na proteinúria. Este resultado indica que houve uma melhoria na qualidade de excreção, e não um aumento na excreção de si, o que é um resultado do efeito indesejado de aumento da pressão glomerular.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Pillar Gomide do Valle, Universidade Federal de Minas Gerais

Médico Veterinário, discente do Curso de Mestrado em Clínica e Cirurgia Veterinárias da Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Belo Horizonte, MG. Brasil.

Júlio César Cambraia Veado, Universidade Federal de Minas Gerais

Médico Veterinário, Prof. Dr., Deptº de Clínica e Cirurgia Veterinárias da UFMG, Belo Horizonte, MG. Brasil.

Tathiana Mourão dos Anjos, Universidade Federal de Minas Gerais

Médica Veterinária, discente do curso de Doutorado em Clínica e Cirurgia Veterinárias da UFMG, Belo Horizonte, MG. Brasil.

Luiz Eduardo Souza de Tassini, Universidade Federal de Minas Gerais

Médico Veterinário, Prof. Dr., Adjunto, Deptº de Medicina Veterinária, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC-MG, Belo Horizonte, MG. Brasil.

Luiz Fernando Lucas Ferreira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Médico Veterinário, Prof. Dr., Adjunto, Deptº de Medicina Veterinária, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC-MG, Belo Horizonte, MG. Brasil.

Leonardo de Freitas Lucas, Universidade Federal de Minas Gerais

Médico Veterinário, Belo Horizonte, MG. Brasil.

Downloads

Publicado

2015-10-21

Como Citar

Valle, P. G. do, Veado, J. C. C., Anjos, T. M. dos, Tassini, L. E. S. de, Ferreira, L. F. L., & Lucas, L. de F. (2015). Effect of the association of diet, omega-three, and antioxidants in dogs with chronic kidney disease. Semina: Ciências Agrárias, 36(5), 3161–3172. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n5p3161

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)