Testes para a avaliação da qualidade fisiológica de sementes de pitaia

Autores

  • Thiago Alberto Ortiz Universidade Estadual de Londrina
  • Aline Moritz Universidade Estadual de Londrina
  • Lúcia Sadayo Assari Takahashi Universidade Estadual de Londrina
  • Mariana Ragassi Urbano Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n6Supl2p4047

Palavras-chave:

Hylocereus undatus, Cactaceae, Germinação, Envelhecimento acelerado, Condutividade elétrica, Vigorem.

Resumo

O teste de germinação é utilizado na avaliação da qualidade fisiológica de sementes; porém, devido à sua condução em condições ideais, não tem se mostrado suficiente para este propósito. Nesse sentido, há a possibilidade de recorrer aos testes de vigor, conquanto, a ausência de metodologias padronizadas tem dificultado a sua aplicabilidade e reprodutibilidade. Assim, o trabalho teve como objetivo determinar as metodologias dos testes de germinação, envelhecimento acelerado e condutividade elétrica, a fim de avaliar a qualidade fisiológica de sementes de pitaia. Para o estudo foram utilizadas sementes de frutos maduros de Hylocereus undatus. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado, com quatro repetições. A qualidade fisiológica das sementes foi avaliada pelos testes de germinação, envelhecimento acelerado e condutividade elétrica, além da determinação do índice de velocidade de germinação (IVG) e do tempo médio de germinação (TMG), ambos, em conjunto aos testes de germinação e envelhecimento acelerado. Para a análise estatística foram feitos ajustes de modelos de regressão e cálculo do coeficiente de correlação de Pearson (p < 0,05). O teste de germinação em sementes de H.ylocereus undatus pode ser conduzido a 25 °CºC, tendo em vista alcançar maior IVG e menor TMG. O envelhecimento acelerado pode ser conduzido a 43 °CºC por 48 h, já que a combinação destes fatores é favorável à expressão do vigor das sementes, alcançando o ponto de máximo e de mínimo do IVG e do TMG, respectivamente, além da economia de tempo na sua condução. O teste dePara a condutividade elétrica pode ser conduzido, se faz necessário utilizar com 25 sementes, na temperatura de 30 °CºC e volume de água de 10 mL, já que nesta condição, há menor interferência de fatores externos ao conteúdoà leitura de lixiviados na solução.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Thiago Alberto Ortiz, Universidade Estadual de Londrina

Discente do Curso de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Agronomia, Deptº. de Agronomia, Universidade Estadual de Londrina, UEL, Londrina, PR, Brasil. Bolsista CAPES.

Aline Moritz, Universidade Estadual de Londrina

Discente do Curso de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Agronomia, Deptº. de Agronomia, Universidade Estadual de Londrina, UEL, Londrina, PR, Brasil. Bolsista CAPES.

Lúcia Sadayo Assari Takahashi, Universidade Estadual de Londrina

Profª. Drª, Deptº de Agronomia, UEL, Londrina, PR, Brasil.

Mariana Ragassi Urbano, Universidade Estadual de Londrina

Profª. Drª,. do Deptº. de Estatística, UEL, Londrina, PR, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-12-16

Como Citar

Ortiz, T. A., Moritz, A., Takahashi, L. S. A., & Urbano, M. R. (2015). Testes para a avaliação da qualidade fisiológica de sementes de pitaia. Semina: Ciências Agrárias, 36(6Supl2), 4047–4058. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n6Supl2p4047

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>