Frações de fósforo e correlação com atributos edáficos sob sistemas de plantio direto e integração lavoura-pecuária no Cerrado Goiano

Autores

  • Régis Pinheiro Martins Bezerra Universidade Federal do Ceará
  • Arcângelo Loss Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marcos Gervasio Pereira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Adriano Perin Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Rio Verde

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n3p1287

Palavras-chave:

Fósforo orgânico, Fósforo inorgânico, Frações da matéria orgânica.

Resumo

Os objetivos deste trabalho foram avaliar as frações de fósforo (P) orgânico e inorgânico do solo, além de determinar os teores de fósforo remanescente (Prem) e correlacionar as frações do P com alguns atributos edáficos em áreas com diferentes sistemas de uso do solo no Cerrado goiano. Os sistemas agrícolas utilizados foram: integração lavoura-pecuária – ILP (milho+braquiária/feijão/algodão/soja), sistema plantio direto – SPD (girassol/milheto/soja/milho) e como referência, o Cerrado natural (Cerradão). Em área de Latossolo Vermelho e relevo plano, coletaram-se amostras de solo nas camadas de 0,00-10,0, 0,10-0,20, 0,20-0,30 e 0,30-0,40 m de profundidade. Foram determinados os teores de P orgânico – Po (H+, OH- e lábil-L), P inorgânico – Pi (H+, OH- e L), P-total (Pt) e Prem. Por meio de correlações de Pearson estimou-se a dependência entre as frações de P e alguns atributos edáficos (argila, frações da matéria orgânica do solo – MOS, atributos químicos – via adubação e óxidos de ferro). De maneira geral, os maiores teores de PiH+, PoH+, PtH+, PiOH-, PtOH-, PiL, PoL, PtL e Prem (0,00-0,10 m) foram encontrados no sistema de ILP em comparação ao SPD. Em relação à profundidade, os maiores teores das frações de P foram observados na camada superficial. As áreas cultivadas apresentaram maiores valores das frações de P quando comparada a área de Cerradão. Verificou-se dependência da fração PiH+ com a argila e a fertilidade (adubação); a fração PoH+ está relacionada aos óxidos de ferro (Fed e Feo) e as frações da MOS; a fração PiOH- mostrou-se dependente dos óxidos de ferro e do carbono da fração ácido fúlvico (C-FAF) e P, enquanto a fração PoOH- relacionou-se com o carbono da fração ácido húmico (C-FAH) e o Mg, Al e K. A fração PiL está relacionada a argila e adubação; enquanto o PoL, aos óxidos de ferro, ao C-FAF e C-FAH e a adubação. O sistema de ILP, devido ao maior aporte vegetal da braquiária, aos dejetos bovinos deixados aleatoriamente na área e as adubações realizadas, acarreta na maior disponibilização das frações de Pi e Po quando comparado ao SPD, sem braquiária.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Régis Pinheiro Martins Bezerra, Universidade Federal do Ceará

Discente do Curso de Mestrado em Solos e Nutrição de Plantas, Deptº de Ciência do Solo, Universidade Federal do Ceará, UFC, Fortaleza, CE.

Arcângelo Loss, Universidade Federal de Santa Catarina

Prof. Adjunto II, Centro de Ciências Agrárias, Deptº de Engenharia Rural, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis, SC.

Marcos Gervasio Pereira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Prof. Associado IV, Deptº de Solos, Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Seropédica, RJ.

Adriano Perin, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Rio Verde

Prof. D4, Instituto Federal de Educação, IFE, Ciência e Tecnologia, Campus Rio Verde, Rio Verde, GO.

Downloads

Publicado

2015-06-09

Como Citar

Bezerra, R. P. M., Loss, A., Pereira, M. G., & Perin, A. (2015). Frações de fósforo e correlação com atributos edáficos sob sistemas de plantio direto e integração lavoura-pecuária no Cerrado Goiano. Semina: Ciências Agrárias, 36(3), 1287–1306. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n3p1287

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.