Bioestimulação micorrízica com óleo essencial em mudas de Enterolobium contorsiliquum e Bauhinia forficata em solo contaminado com cobre

Autores

  • Rodrigo Ferreira da Silva Universidade Federal de Santa Maria
  • Clovis Da Ros Universidade Federal de Santa Maria
  • Alex Dellai Universidade Federal de Santa Maria
  • Douglas Leandro Scheid Universidade Federal de Santa Maria
  • André Luis Grolli Universidade Federal de Santa Maria
  • Hazael Soranzo de Almeida Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n3p1253

Palavras-chave:

Qualidade de mudas, Arbórea nativa, Metal pesado.

Resumo

O uso de espécies arbóreas nativas inoculadas com fungo ectomicorrízico pode ser uma alternativa para revegetação de solo contaminado com cobre. O objetivo do trabalho foi avaliar a interferência do óleo essencial de eucalipto, cobre e ectomicorriza na qualidade de mudas de timbaúva-preta (Enterolobium contorsiliquum) e pata-de-vaca (Bauhinia forficata). O trabalho foi conduzido em casa de vegetação por 120 dias, usando como substrato a camada de 0 –20 cm de um Latossolo Vermelho com textura argilosa. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado em arranjo fatorial (2 x 2 x 2), sendo “com e sem” inoculante ectomicorrízico, óleo essencial e adição de 150 mg kg-1 de cobre no solo. Avaliou-se a altura da planta, diâmetro de colo, massa seca da parte aérea, das raízes e total, comprimento e área superficial específica radicular e a qualidade das mudas pelas relações entre: altura da parte aérea e diâmetro do colo, altura da parte aérea e massa seca da parte aérea e pelo índice de qualidade de Dickson. A formação da ectomicorriza foi identificada pela visualização de estruturas fúngicas na morfologia externa e interna do sistema radicular. A adição de cobre reduziu o diâmetro do colo e massa seca da parte aérea das mudas de pata-de-vaca independente da adição de inoculante e óleo. Não houve formação de ectomicorriza, mesmo quando aplicado óleo essencial nas mudas da timbaúva-preta e pata-de-vaca. O crescimento das mudas da timbaúva-preta é estimulado pela adição de 150 mg kg-1 de cobre e apresenta maior índice de qualidade de mudas em relação a pata-de-vaca.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rodrigo Ferreira da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Engº Agrº, Prof. Dr., Deptº de Ciências Agronômicas e Ambientais, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Frederico Westphalen, RS.

Clovis Da Ros, Universidade Federal de Santa Maria

Engº Agrº, Prof. Dr., Deptº de Ciências Agronômicas e Ambientais, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Frederico Westphalen, RS.

Alex Dellai, Universidade Federal de Santa Maria

Engº Agrº M.e em Agronomia: Agricultura e Ambiente, PPGAAA, UFSM, Frederico Westphalen, RS.

Douglas Leandro Scheid, Universidade Federal de Santa Maria

Engº Agrº, Discente do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Agronomia: Agricultura e Ambiente, PPGAAA, UFSM, Frederico Westphalen, RS. Bolsista CAPES.

.

André Luis Grolli, Universidade Federal de Santa Maria

Engº Agrº, Discente do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Agronomia: Agricultura e Ambiente, PPGAAA, UFSM, Frederico Westphalen, RS. Bolsista CAPES.

Hazael Soranzo de Almeida, Universidade Federal de Santa Maria

Engº Agrº, Discente do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Agrobiologia, UFSM, Santa Maria, RS. Bolsista CAPES.

Downloads

Publicado

2015-06-09

Como Citar

Silva, R. F. da, Da Ros, C., Dellai, A., Scheid, D. L., Grolli, A. L., & Almeida, H. S. de. (2015). Bioestimulação micorrízica com óleo essencial em mudas de Enterolobium contorsiliquum e Bauhinia forficata em solo contaminado com cobre. Semina: Ciências Agrárias, 36(3), 1253–1262. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n3p1253

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)