Desempenho, digestibilidade da matéria seca e comportamento ingestivo de novilhos holandeses alimentados com diferentes dietas em confinamento

Autores

  • Mikael Neumann Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Danúbia Nogueira Figueira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Robson Kyoshi Ueno Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Guilherme Fernando Mattos Leão Universidade estadual de Maringá
  • Julio Cezar Heker Junior Universidade Estadual do Centro-Oeste

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n3p1623

Palavras-chave:

Consumo de matéria seca, Conversão alimentar, Dietas de alto grão, Ganho de peso médio diário.

Resumo

O objetivo do trabalho foi avaliar o desempenho, a digestibilidade aparente de matéria seca e o comportamento ingestivo de novilhos holandeses alimentados com diferentes dietas em sistema de confinamento. Foram utilizados 36 bezerros da raça Holandesa, provenientes de mesmo rebanho, com idade média de 192 dias e peso vivo médio inicial de 221 kg. As dietas experimentais foram constituídas de: T1: Dieta 100% concentrado; T2: Dieta 55% concentrado + silagem de milho; e T3: Dieta 55% concentrado + feno de aveia, e seis repetições, onde cada repetição foi uma baia com dois animais. Houve diferença significativa entre os tratamentos, sendo que o tratamento composto pela dieta 100% concentrado teve resultados de desempenho superior, com ganho médio diário de 1,350 kg dia-1; conversão alimentar de 5,28 e Consumo de matéria seca de 6,84. Avaliou-se também que a dieta 100% ainda influenciou o comportamento ingestivo, sendo que os tempos para ruminação, consumo alimentar e ingestão de água são respectivamente 2,75; 1,14; 0,15 horas dia-1. A digestibilidade da matéria seca também teve diferença significativa para a dieta 100%, sendo que esta foi da ordem de 76,37%. A dieta 100% concentrado se mostrou, em termos de desempenho, uma alternativa interessante para a terminação de novilhos holandeses.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mikael Neumann, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Engº Agrº, Prof. Dr., do Curso de Pós-Graduação em Produção Vegetal da Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Guarapuava, PR.

Danúbia Nogueira Figueira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Médico Veterinário, M.e. Discente de Doutorado do Curso de Pós-Graduação em Zootecnia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Porto Alegre, RS.

Robson Kyoshi Ueno, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Médica Veterinária, Discente de Mestrado em Agronomia, Curso de Pós-Graduação em Produção Vegetal, UNICENTRO, Guarapuava, PR.

Guilherme Fernando Mattos Leão, Universidade estadual de Maringá

Médico Veterinário, Discente de Mestrado em Zootecnia, Universidade estadual de Maringá, UEM, Maringá,PR.

Julio Cezar Heker Junior, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Discente de Graduação de Medicina Veterinária, UNICENTRO, Guarapuava, PR.

Downloads

Publicado

2015-06-10

Como Citar

Neumann, M., Figueira, D. N., Ueno, R. K., Leão, G. F. M., & Heker Junior, J. C. (2015). Desempenho, digestibilidade da matéria seca e comportamento ingestivo de novilhos holandeses alimentados com diferentes dietas em confinamento. Semina: Ciências Agrárias, 36(3), 1623–1632. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n3p1623

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>