Anemia infecciosa equina em equídeos de área urbana do município de Monte Mor, região metropolitana de Campinas, Estado de São Paulo, Brasil

Autores

  • André Antonio Cutolo Prefeitura Municipal de Monte Mor
  • Vera Lúcia Nascimento Gonçalves Coordenadoria de Defesa Agropecuária. Secretaria de Agricultura e Abastecimento
  • Luiz de Macedo Correzola Coordenadoria de Defesa Agropecuária. Secretaria de Agricultura e Abastecimento
  • Mônica Fagundes Klein Gunnewiek Coordenadoria de Defesa Agropecuária. Secretaria de Agricultura e Abastecimento

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n3p1377

Palavras-chave:

Anemia infecciosa eqüina, Imunodifusão em gel de agar, Zoonoses, Programa municipal, Eqüídeos, Região metropolitana de Campinas.

Resumo

A Anemia Infecciosa Equina (AIE) é doença viral de caráter crônico, causada por um Lentivirus da família Retroviridae, transmitida principalmente pela picadura de artrópodes hematófagos. Por ser transmissível, incurável e de difícil controle é considerada importante entrave para a equideocultura brasileira. Como parte do programa de sanidade equídea do município de Monte Mor, um total de 64 animais foi avaliado para a presença de anticorpos para o vírus causador da AIE, por meio da prova de imunodifusão em gel de ágar. Um total de três animais foi reagente à sorologia resultando em soropositividade local de 4,7%. Tendo em vista o significante uso de equídeos como animais de trabalho e lazer em áreas urbanas, se faz necessária a implantação de medidas de posse responsável e controle de zoonoses que envolvam equídeos, visando o bem estar animal e a saúde da população humana.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

André Antonio Cutolo, Prefeitura Municipal de Monte Mor

Pesquisador, Serviço de Controle de Zoonoses e Vetores, Prefeitura Municipal de Monte Mor, Monte Mor, SP.

Vera Lúcia Nascimento Gonçalves, Coordenadoria de Defesa Agropecuária. Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Pesquisadora, Centro de Análises e Diagnóstico, Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo, CDA, Campinas, SP.

Luiz de Macedo Correzola, Coordenadoria de Defesa Agropecuária. Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Pesquisador, Centro de Análises e Diagnóstico, Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo, CDA, Campinas, SP.

Mônica Fagundes Klein Gunnewiek, Coordenadoria de Defesa Agropecuária. Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Pesquisadora, Centro de Análises e Diagnóstico, Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo, CDA, Campinas, SP.

Downloads

Publicado

2014-06-25

Como Citar

Cutolo, A. A., Gonçalves, V. L. N., Correzola, L. de M., & Gunnewiek, M. F. K. (2014). Anemia infecciosa equina em equídeos de área urbana do município de Monte Mor, região metropolitana de Campinas, Estado de São Paulo, Brasil. Semina: Ciências Agrárias, 35(3), 1377–1382. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n3p1377

Edição

Seção

Comunicações

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)