Desenvolvimento de sorvetes à base de caldo de cana e avaliação sensorial com crianças

Autores

  • Vanessa Pedro da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Dayana do Nascimento Ferreira Universidade Federal da Paraíba
  • Nayara Gabriela Gonçalves de Souza Universidade Federal da Paraíba
  • Anatalha Marinho Alexandre Universidade Federal da Paraíba
  • Isrrael Felix Alves Gomes Universidade Federal da Paraíba
  • Ricardo Targino Moreira Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n2p813

Palavras-chave:

Cálcio, Ferro, Minerais, Nutritivo.

Resumo

 

O sorvete é um alimento saboroso e nutritivo, fonte de proteínas e cálcio, mas deficiente em alguns minerais como o ferro, presente no caldo de cana que é fonte de minerais, como ferro, fósforo, cálcio, sódio, entre outros. Objetivou-se com o presente trabalho desenvolver sorvetes com caldo de cana, com a finalidade de aumentar o teor de minerais substituindo o açúcar refinado e a água no processo de fabricação pelo caldo de cana; avaliar a sua composição físico-química; e verificar sua aceitação sensorial com crianças. Foram elaboradas três formulações dos sorvetes de caldo de cana: sorvete de caldo de cana (SC), sorvete de caldo de cana com mel de engenho (SCM) e sorvete de caldo de cana com rapadura (SCR). A avaliação sensorial foi realizada com 120 crianças (62 meninos e 58 meninas), com idades entre 8 e 10 anos, estudantes do 3º ao 5º ano do ensino fundamental. Foram aplicados os testes sensoriais de ordenação-preferência, intenção de consumo e aceitação com escala hedônica facial de 7 pontos. Os resultados das análises físico-químicas e teste de aceitação foram avaliados estatisticamente por análise de variância (ANOVA), as médias comparadas pelo teste de Tukey (p ? 0,05); e o resultado do teste de ordenação-preferência analisado pelo teste de Friedman. Os sorvetes desenvolvidos apresentaram reduzido teor de gordura, além de serem formulados com gordura de palma livre de trans. A utilização do caldo de cana na formulação dos sorvetes elevou a quantidade de minerais, quando comparado aos sorvetes comuns. Portanto, os sorvetes de caldo de cana demonstraram ser mais saudáveis e nutritivos, comparativamente aos sorvetes tradicionais, além de serem fonte de cálcio, ferro e fósforo; atendendo parte das necessidades de ingestão diária recomendada (IDR), para crianças de 7 a 10 anos. Quanto à avaliação sensorial; todas as formulações dos sorvetes de caldo de cana obtiveram ótima aceitação sensorial junto às crianças em todos os atributos sensoriais avaliados, apresentando excelentes porcentagens de aceitação e intenção de consumo pelas crianças.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vanessa Pedro da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Discente do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Universidade Federal da Paraíba, UFPB, João Pessoa, PB.

Dayana do Nascimento Ferreira, Universidade Federal da Paraíba

Discente do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Universidade Federal da Paraíba, UFPB, João Pessoa, PB.

Nayara Gabriela Gonçalves de Souza, Universidade Federal da Paraíba

Discente do Curso de Engenharia de Alimentos, UFPB, João Pessoa, PB.

Anatalha Marinho Alexandre, Universidade Federal da Paraíba

Discente do Curso de Engenharia de Alimentos, UFPB, João Pessoa, PB.

Isrrael Felix Alves Gomes, Universidade Federal da Paraíba

Discente do Curso de Engenharia de Alimentos, UFPB, João Pessoa, PB.

Ricardo Targino Moreira, Universidade Federal da Paraíba

Prof. do Deptº de Engenharia de Alimentos, UFPB, João Pessoa, PB.

Downloads

Publicado

2014-04-28

Como Citar

Silva, V. P. da, Ferreira, D. do N., Souza, N. G. G. de, Alexandre, A. M., Gomes, I. F. A., & Moreira, R. T. (2014). Desenvolvimento de sorvetes à base de caldo de cana e avaliação sensorial com crianças. Semina: Ciências Agrárias, 35(2), 813–824. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n2p813

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)