Crescimento e acúmulo de fósforo pelo feijoeiro tratado com fosfato e fosfito via foliar

Autores

  • Josinaldo Lopes Araujo Universidade Federal de Campina Grande
  • Valdemar Faquin Universidade Federal de Lavras
  • Fabrício William de Ávila Universidade Federal de Lavras
  • Thiago Queiroz Pedroso Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n4Suplp2381

Palavras-chave:

Fosfito de potássio, Frações de fósforo, Fosfatase ácida, Adubação foliar.

Resumo

Atualmente o uso de fosfitos na agricultura como fungicida ou como fonte suplementar de fósforo (P) tem sido amplamente difundido; contudo, pouco se sabe sobre seus efeitos na nutrição fosfatada em culturas importantes como o feijoeiro. No presente trabalho objetivou-se avaliar o efeito do fosfito e do fosfato, aplicados via foliar, sobre o crescimento e a nutrição fosfatada do feijoeiro em condições de baixo e adequado suprimento de P. O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 2 x 3 x 2, combinando-se duas concentrações de fosfato em solução nutritiva (1,5 mg L-1 = baixo fósforo e 20 mg L-1 = fósforo adequado), três produtos de aplicação foliar: KH2PO3 (fosfito monobásico de potássio), KH2PO4 (fosfato monobásico de potássio) e KCl (cloreto de potássio) como testemunha e dois tratamentos referentes ao número de aplicações (aplicação única, no surgimento do primeiro trifólio e duas aplicações: uma no surgimento do primeiro trifólio e a outra aplicação no pré-florescimento), com quatro repetições. Em geral, a produção de matéria seca, a atividade da fosfatase ácida, os teores e a eficiência de utilização de fósforo não foram afetados pelos tratamentos de aplicação foliar sob suprimento adequado de P. Sob baixa disponibilidade desse nutriente, a aplicação de fosfito foliar teve efeito negativo sobre estas variáveis. Conclui-se a aplicação foliar de fosfito, comparado ao fosfato, tem efeito depressivo sobre o crescimento do feijoeiro sob baixo suprimento de P. O fosfito via foliar pouco afeta os teores totais de P, tanto nas raízes quanto na parte aérea, especialmente sob baixo suprimento de P, assim como não proporciona modificações nos teores das frações solúveis de P nas folhas, em condições de baixo ou adequado suprimento desse nutriente.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Josinaldo Lopes Araujo, Universidade Federal de Campina Grande

Prof. do Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Campus Pombal, Pombal, PB.

Valdemar Faquin, Universidade Federal de Lavras

Prof. do Deptº de Ciência do Solo, Universidade Federal de Lavras, UFLA, Lavras, MG.

Fabrício William de Ávila, Universidade Federal de Lavras

Discente do Curso de Doutorado em Ciência do Solo, Depto de Ciência do Solo, UFLA, Lavras, MG.

Thiago Queiroz Pedroso, Universidade Federal de Lavras

Engº Agrº, Depto de Ciência do Solo, UFLA, Lavras, MG.

Downloads

Publicado

2014-09-04

Como Citar

Araujo, J. L., Faquin, V., Ávila, F. W. de, & Pedroso, T. Q. (2014). Crescimento e acúmulo de fósforo pelo feijoeiro tratado com fosfato e fosfito via foliar. Semina: Ciências Agrárias, 35(4Supl), 2381–2394. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n4Suplp2381

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)