Utilização de cálcio e boro na produção de grãos e silagem de girassol

Autores

  • Thomas Newton Martin Universidade Federal de Santa Maria
  • Paulo Sergio Pavinato Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
  • Luis Fernando Glassenap de Menezes Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Luis Antônio Santi Universidade Federal de Santa Maria
  • Patricia Bertoncelli Universidade Federal de Santa Maria
  • Sidney Ortiz Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n4Suplp2699

Palavras-chave:

Helianthus annuus L., Doses de boro, Doses de cálcio.

Resumo

O boro e o cálcio relacionam-se com muitos processos fisiológicos da planta, os quais são afetados pela sua deficiência, como o transporte de açúcares, síntese e estrutura da parede celular, metabolismo de carboidratos e integridade da membrana plasmática. Objetivou-se com esse trabalho avaliar a eficiência da aplicação de boro e cálcio via foliar e via solo nos componentes de rendimento, na qualidade da silagem e teores de macronutrientes foliares na cultura do girassol. O experimento foi conduzido na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Dois Vizinhos, no período de setembro de 2008 a abril de 2009, com delineamento em blocos ao acaso, com quatro repetições, usando o genótipo Agrobel - La Tijereta. Os tratamentos consistiram-se em aplicações no solo e pulverizações foliares de cálcio e boro. Foram avaliadas características morfológicas das plantas, componentes do rendimento (produtividade de grãos e massa de cem grãos), qualidade de silagem e teor de nutrientes acumulados. A cultura do girassol não respondeu a aplicação de boro e cálcio, para efeitos nos componentes de rendimento, na qualidade da silagem e no teor de nutrientes absorvidos pelas plantas. Contudo, verificouse aumentos na partição de matéria seca de grãos e estatura de planta.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Thomas Newton Martin, Universidade Federal de Santa Maria

Engº Agrº, Prof. Adjunto, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Deptº de Fitotecnia, Curso de Agronomia, Santa Maria, RS.

Paulo Sergio Pavinato, Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Engº Agrº, Prof. Dr., Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, USP/ESALQ, Deptº de Ciência do Solos, Curso de Agronomia, Piracicaba, SP.

Luis Fernando Glassenap de Menezes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Zootecnista, Prof. Ensino Básico Técnico e Tecnológico, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFRP, Curso de Zootecnia, Dois Vizinhos, PR.

Luis Antônio Santi, Universidade Federal de Santa Maria

Engº Agrº, Prof. Adjunto, UFSM, Centro de Educação Superior Norte-RS, UFSM/CESNORS, Curso de Agronomia, Frederico Westphalen, RS.

Patricia Bertoncelli, Universidade Federal de Santa Maria

Zootecnista, Discente do Curso de Doutorado em Zootecnia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Deptº de Zootecnia, Porto Alegre, RS.

Sidney Ortiz, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Zootecnista, M.e da UTFPR, Curso de Zootecnia, Pato Branco, PR.

Downloads

Publicado

2014-09-04

Como Citar

Martin, T. N., Pavinato, P. S., Menezes, L. F. G. de, Santi, L. A., Bertoncelli, P., & Ortiz, S. (2014). Utilização de cálcio e boro na produção de grãos e silagem de girassol. Semina: Ciências Agrárias, 35(4Supl), 2699–2710. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n4Suplp2699

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)