Utilização de fonte taninífera na dieta de caprinos como alternativa de controle parasitário

Autores

  • Eduardo Shalders Universidade Federal do Espírito Santo
  • Surama Freitas Zanini Universidade Federal do Espírito Santo
  • Dyeime Ribeiro Sousa Universidade Federal do Espírito Santo
  • Renata Cogo Clipes Instituto Federal do Espírito Santo- Campus Alegre
  • Graziela Barioni Universidade Federal do Espírito Santo
  • Barbara Rauta Avelar Universidade Federal do Espírito Santo
  • Jamili Maria Mussi Suhet Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6p2889

Palavras-chave:

Pequeno ruminante, Pimenta rosa, Monensina sódica, Taninos, Eimeriose.

Resumo

O presente trabalho avaliou a eficácia da torta de pimenta rosa (TPR) na dieta de caprinos leiteiros nas fases de cria e recria, como agente antiparasitário frente ao controle da coccidiose com ionóforo, monensina sódica. Foram utilizadas 18 cabras, da raça Saanen, distribuídos em delineamento inteiramente casualizado em grupos de três tratamentos e seis repetições, constituídos pelos grupos experimentais: grupo 1 - controle sem adição de ionóforo ou de TPR; grupo 2 - suplementado com 30% de TPR; grupo 3 - controle positivo adição de monensina sódica. Observou-se efeito significativo dos tratamentos sobre o consumo voluntário animal, tanto na fase de cria quanto na de recria, sendo que os animais suplementados com TPR tiveram os menores valores de consumo comparado com os demais grupos (P?0,05), mas sem interferir negativamente no peso corporal. Em geral, tanto na fase de cria quanto de recria, o consumo voluntário entre os grupos controle negativo e controle positivo, não diferiram entre si (P>0,05). Na fase de recria constatou-se que houve efeito dos tratamentos sobre o peso corporal (P?0,05), a partir da sétima semana de experimento. Os animais alimentados com TPR tiveram um peso corporal superior ao controle negativo (P?0,05) e similar aos tratados com a monensina sódica (P>0,05). A contagem de oocistos por grama de fezes foi menor nos animais tratados com TPR diferindo significativamente do controle negativo (P?0,05). Em relação à contagem de ovos por grama de fezes não houve efeito significativo dos tratamentos (P>0,05). Verificou-se que o TPR foi eficaz no controle dos protozoários da família Eimeriidae, com potencial para serem utilizadas em programas alternativos de controle da eimeriose caprina. Concomitantemente, também maximizou o desempenho animal conferindo maior peso corporal mesmo com a redução de consumo voluntário.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eduardo Shalders, Universidade Federal do Espírito Santo

Discente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Campus Alegre, ES.

Surama Freitas Zanini, Universidade Federal do Espírito Santo

Prof. Associado II da Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Deptº de Medicina Veterinária, Campus Alegre, ES.

Dyeime Ribeiro Sousa, Universidade Federal do Espírito Santo

Discentesdo Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Campus Alegre, ES.

Renata Cogo Clipes, Instituto Federal do Espírito Santo- Campus Alegre

Prof. do Instituto Federal do Espírito Santo, IFES,Campus de Alegre. ES.

Graziela Barioni, Universidade Federal do Espírito Santo

Prof. Adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Deptº de Medicina Veterinária, Campus Alegre, ES.

Barbara Rauta Avelar, Universidade Federal do Espírito Santo

Discente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Campus Alegre, ES.

Jamili Maria Mussi Suhet, Universidade Federal do Espírito Santo

Discente do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Belo Horizonte, MG.

Downloads

Publicado

2013-12-11

Como Citar

Shalders, E., Zanini, S. F., Sousa, D. R., Clipes, R. C., Barioni, G., Avelar, B. R., & Suhet, J. M. M. (2013). Utilização de fonte taninífera na dieta de caprinos como alternativa de controle parasitário. Semina: Ciências Agrárias, 34(6), 2889–2902. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6p2889

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)