Efeito anti-helmíntico de taninos condensados em nematódeos gastrintestinais de ovinos (Ovis aries)

Autores

  • Eidi Yoshihara Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócio
  • Alessandro Pelegrine Minho Embrapa Pecuária Sul
  • Milton Hissashi Yamamura Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6Supl2p3935

Palavras-chave:

Fitoterapia, Helmintos gastrintestinais, Pequenos ruminantes, Taninos.

Resumo

As helmintoses gastrintestinais constituem um dos principais fatores limitantes na produção de ovinos em todo o mundo. O desenvolvimento da resistência dos parasitos aos anti-helmínticos tem gerado grandes perdas na produção de pequenos ruminantes. Na busca por novas alternativas de controle efetivo de nematódeos gastrintestinais em pequenos ruminantes, a fitoterapia constitui um campo promissor de pesquisas na tentativa de reduzir a utilização de tratamentos químicos, visando uma produção agroecológica. Muitas plantas desempenham um papel crucial na manutenção da vida animal e humana. Durante a evolução humana muitas interações com outros organismos foram estabelecidas com consequências para ambas as partes de diversas maneiras. Plantas desenvolveram mecanismos bioquímicos para se defender de antagonistas biológicos que atuam como seus inimigos naturais. Este princípio tem levado os cientistas a procurar compostos bioativos produzidos pelas plantas contra os agentes patogénicos. Uma vez identificados, estes metabólitos são avaliados em relação a seu efeito sobre doenças de importância não só para a saúde pública, mas também na produção animal. O presente artigo apresenta uma revisão dos estudos realizados com plantas taniníferas cientificamente testadas em todo o mundo para o controle das parasitoses gastrintestinais em ruminantes.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eidi Yoshihara, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócio

Pesquisador Científico da Agência Paulista de tecnologia dos Agronegócios, Polo Alta Sorocabana, Presidente Prudente, SP.

Alessandro Pelegrine Minho, Embrapa Pecuária Sul

Pesquisador A, Embrapa Pecuária Sul, Bagé, RS.

Milton Hissashi Yamamura, Universidade Estadual de Londrina

Prof. Dr. do Deptº de Medicina Veterinária Preventiva, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Estadual de Londrina, UEL, Londrina, PR.

Downloads

Publicado

2013-12-17

Como Citar

Yoshihara, E., Minho, A. P., & Yamamura, M. H. (2013). Efeito anti-helmíntico de taninos condensados em nematódeos gastrintestinais de ovinos (Ovis aries). Semina: Ciências Agrárias, 34(6Supl2), 3935–3950. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6Supl2p3935

Edição

Seção

Artigos de revisões

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.