Requeijão cremoso probiótico: avaliação da viabilidade de Lactobacillus casei, da composição físico-química e aceitação sensorial

Autores

  • Vanessa de Oliveira Gaino Universidade Norte do Paraná
  • Verônica Parassen Voltarelli Universidade Norte do Paraná
  • Christiane Maciel Vasconcelos Barros de Rensis Universidade Norte do Paraná
  • Priscila Cristina Bizam Vianna Universidade Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n6Supl2p3133

Palavras-chave:

Lactobacillus casei, Probiótico, Requeijão, Sensorial.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi a elaboração de um requeijão cremoso probiótico, que mantenha as características físico-químicas e sensoriais do produto tradicional, agregando propriedades funcionais. Foi produzido um requeijão cremoso controle (sem a adição de probiótico) e outro adicionado de Lactobacillus casei, após a fusão da massa, à temperatura de 50±1ºC. Os requeijões controle e probiótico foram envasados, armazenados a 4±1ºC e submetidos às análises de composição centesimal após 1 dia de processamento. O pH dos requeijões, assim como a contagem de Lactobacillus casei do requeijão probiótico foram avaliados após 1, 7, 14 e 28 dias de fabricação. A avaliação sensorial foi realizada no 4º dia de armazenamento e os atributos analisados foram: aparência, sabor, aroma, textura, aceitação geral e intenção de compra. Os resultados foram avaliados por análise de variância e teste de médias de Tukey. Não houve diferença quanto à composição centesimal entre o requeijão controle e o requeijão probiótico. A contagem de Lactobacillus casei foi de 2,2x107 UFC/g após 1 dia de processamento e manteve-se constante durante os 28 dias de armazenamento a 4±1ºC. O requeijão probiótico apresentou boa aceitação sensorial e 82% dos provadores certamente ou provavelmente comprariam o produto. Os resultados permitem concluir que o requeijão pode ser considerado uma boa alternativa de produto lácteo probiótico.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vanessa de Oliveira Gaino, Universidade Norte do Paraná

Bolsista Iniciação Científica Funadesp, Curso de Graduação em Engenharia de Alimentos, Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Londrina, PR.

Verônica Parassen Voltarelli, Universidade Norte do Paraná

Bolsista Iniciação Científica Funadesp, Curso de Graduação em Engenharia de Alimentos, Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Londrina, PR.

Christiane Maciel Vasconcelos Barros de Rensis, Universidade Norte do Paraná

Prof. Pesquisador do Mestrado em Ciência e Tecnologia do Leite, UNOPAR, Londrina, PR.

Priscila Cristina Bizam Vianna, Universidade Norte do Paraná

Prof. Pesquisador do Mestrado em Ciência e Tecnologia do Leite, UNOPAR, Londrina, PR.

Downloads

Publicado

2013-02-28

Como Citar

Gaino, V. de O., Voltarelli, V. P., Rensis, C. M. V. B. de, & Vianna, P. C. B. (2013). Requeijão cremoso probiótico: avaliação da viabilidade de Lactobacillus casei, da composição físico-química e aceitação sensorial. Semina: Ciências Agrárias, 33(6Supl2), 3133–3142. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n6Supl2p3133

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)