Eficiência de fungicidas no controle da podridão parda do pessegueiro e sua relação com parâmetros fisiológicos dos frutos

Autores

  • Elizandra Pivotto Pavanello Universidade Federal de Santa Maria
  • Auri Brackmann Universidade Federal de Santa Maria
  • Fabio Rodrigo Thewes Universidade Federal de Santa Maria
  • Vanderlei Both Universidade Federal de Santa Maria
  • Jorge Roque Alves dos Santos Universidade Federal de Santa Maria
  • Marcio Renan Weber Schorr Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n1p67

Palavras-chave:

Monilinia fructicola, Armazenamento refrigerado, Escurecimento da epiderme.

Resumo

A podridão parda, causada pelo fungo Monilinia fructicola, é a principal causa de perdas em pré e pós-colheita em pêssegos. Objetivou-se avaliar a eficiência da aplicação pré-colheita de fungicidas sobre o controle da podridão parda a campo, após o armazenamento refrigerado e sua relação com parâmetros de maturação e qualidade dos frutos. Para tanto, foram avaliados os seguintes ingredientes ativos: [1] testemunha (aplicação de água); [2] captana; [3] iprodiona; [4] iminoctadina; [5] tebuconazol; [6] procimidona; [7] azoxistrobina; [8] difenoconazol; [9] azoxistrobina/difenoconazol; [10] trifloxistrobina/ tebuconazol; [11] sequência de iminoctadina + captana; [12] sequência de iminoctadina + iprodiona; [13] sequência de tebuconazol + captana; [14] sequência de tebuconazol + iprodiona. Todos os tratamentos foram aplicados nas doses recomendadas e obedecendo ao período de carência para a cultura. Os frutos foram avaliados na colheita, após o armazenamento a –0,5 ºC por 40 dias, e durante seis dias a 20 ºC. Até o momento da colheita, o fungicida que melhor controlou a podridão parda foi o difenoconazol. Após 40 dias de refrigeração (-0,5ºC) e mais seis dias exposição a 20 ºC o fungicida iminoctadina e a sua associação ao iprodiona apresentou bons resultados no controle da doença. A aplicação pré-colheita de captana causou escurecimento da epiderme dos frutos. O fungicida azoxistrobina influenciou na maturação dos frutos, diminuindo a acidez e a firmeza da polpa no momento da colheita. Bons níveis de controle da podridão parda do pessegueiro podem ser alcançados com a utilização dos produtos iminoctadina e iprodiona.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Elizandra Pivotto Pavanello, Universidade Federal de Santa Maria

Discente do Curso de Doutorado em Agronomia. Deptº de Fitotecnia, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM. Santa Maria, RS.

Auri Brackmann, Universidade Federal de Santa Maria

Dr. em Agronomia, Prof. do Deptº de Fitotecnia, UFSM, Santa Maria, RS.

Fabio Rodrigo Thewes, Universidade Federal de Santa Maria

Discente do Curso de Mestrado em Agronomia, Deptº de Fitotecnia, UFSM, Santa Maria, RS.

Vanderlei Both, Universidade Federal de Santa Maria

Discente do Curso de Doutorado em Agronomia. Deptº de Fitotecnia, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM. Santa Maria, RS.

Jorge Roque Alves dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Engº Agrº, Agropecuária Schio Ltda., Vacaria, RS.

Marcio Renan Weber Schorr, Universidade Federal de Santa Maria

Discente do Curso de Doutorado em Agronomia. Deptº de Fitotecnia, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM. Santa Maria, RS.

Downloads

Publicado

2015-02-26

Como Citar

Pavanello, E. P., Brackmann, A., Thewes, F. R., Both, V., Santos, J. R. A. dos, & Schorr, M. R. W. (2015). Eficiência de fungicidas no controle da podridão parda do pessegueiro e sua relação com parâmetros fisiológicos dos frutos. Semina: Ciências Agrárias, 36(1), 67–76. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n1p67

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)