Doses e épocas de aplicação de potássio na cultura da soja em sucessão a plantas de cobertura

Autores

  • Amilton Ferreira Silva Universidade Federal de Viçosa
  • Edson Lazarini Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n1p179

Palavras-chave:

Plantio direto, Reciclagem de nutrientes, Antecipação da adubação.

Resumo

O potássio (K) é o segundo nutriente requerido em maior quantidade pela cultura da soja. Com a utilização de altas doses e aumento das áreas de plantio direto nos últimos anos, ocorreram algumas mudanças nas formas de aplicação desse nutriente, bem como, a introdução de plantas de cobertura no sistema para formação de palhada. Nesse sentido, objetivou-se com esse trabalho, o estudo de doses e épocas de aplicação de potássio para a cultura da soja cultivada em sucessão a plantas de cobertura em sistema de plantio direto num Latossolo Vermelho distrófico argiloso (LVd) na região de cerrado. O delineamento experimental utilizado foi em blocos ao acaso, com os tratamentos dispostos em esquema fatorial 3x3x5, sendo os fatores: culturas de cobertura: milheto (Penisetum glaucum) e painço (Panicum miliaceum) e um controle (pousio); doses de K2O (0; 50 e 100 kg ha-1) e modos de aplicação do K (100% nas das culturas de cobertura; 100% na semeadura da soja; 100% em cobertura na soja; 50% antecipada nas culturas de cobertura + 50% na semeadura da soja; 50% na semeadura da soja + 50% em cobertura na soja.) com quatro repetições. Para análise apenas das culturas de cobertura foi utilizado o fatorial de 2x3x3. O milheto como planta de cobertura antecessora a cultura da soja produz maior conteúdo de matéria seca que o painço em curto período de tempo. Em solo argiloso com alto teor de potássio não houve resposta a doses de potássio aplicadas, podendo a adubação potássica de manutenção ser aplicada totalmente antecipada na cultura de cobertura, na semeadura ou em cobertura na cultura de soja.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Amilton Ferreira Silva, Universidade Federal de Viçosa

Discente de Doutorado em Fitotecnia, Universidade Federal de Viçosa, UFV, Viçosa, MG.

Edson Lazarini, Universidade Estadual Paulista

Prof. Dr. do Deptº de Biologia Aplicada a Agropecuária, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, USP, Ilha Solteira, SP.

Downloads

Publicado

2014-02-26

Como Citar

Silva, A. F., & Lazarini, E. (2014). Doses e épocas de aplicação de potássio na cultura da soja em sucessão a plantas de cobertura. Semina: Ciências Agrárias, 35(1), 179–192. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n1p179

Edição

Seção

Artigos