Metabolismo da videira ‘syrah’ no semiárido nordestino sob três estratégias hídricas

Autores

  • Caio Márcio Guimarães Santos Instituto Federal Sertão Pernambucano
  • Márcia Moura Moreira Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • João Domingos Rodrigues Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6Supl1p3611

Palavras-chave:

Carboidrato, Défice hídrico, Invertases, Vitis vinifera.

Resumo

Na região semiárida nordestina, na maioria das vezes, o fator limitante ao crescimento e desenvolvimento vegetal é a ausência quase na sua totalidade do recurso natural água e/ou a sua má distribuição. Neste contexto, o uso da técnica da irrigação se torna imprescindível como fator de produção essencial para um bom funcionamento do metabolismo primário e secundário das plantas. O presente trabalho teve o objetivo de avaliar o metabolismo da videira ‘Syrah’, sob três estratégias de irrigação no semiárido nordestino (Irrigação com Défice Controlado-IDC, Irrigação Deficitária-ID e Irrigação Plena-IP,). A pesquisa foi desenvolvida na Embrapa Semiárido, especificamente no Campo Experimental de Bebedouro, localizado no município de Petrolina-PE. O delineamento estatístico foi em blocos casualizados, em esquema fatorial 3 x 6. Foram utilizadas três estratégias de irrigação (IDC, ID e IP) e foram realizadas seis coletas ao longo do ciclo aos 54, 60, 73, 87, 101 e 115 dias após a poda (DAP). Foram avaliadas as variáveis: açúcares solúveis totais, açúcares redutores, proteína solúvel total e atividade das invertases. Realizou-se a análise de variância e o teste F para todas as variáveis, comparando as médias encontradas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. A irrigação deficitária confere maior atividade média da invertase ácida da parede ao final do ciclo. Os açúcares solúveis totais e açúcares redutores aumentam para todas as estratégias de irrigação ao final do ciclo. É possível reduzir o consumo de água nos cultivos vinícolas do semiárido nordestino sem afetar significativamente o metabolismo de proteínas e açúcares.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Caio Márcio Guimarães Santos, Instituto Federal Sertão Pernambucano

Prof. Dr. Instituto Federal Sertão Pernambucano, IF Sertão PE, Campus Zona Rural, Petrolina, PE.

Márcia Moura Moreira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Discente do curso de Pós-graduação em Solos e Qualidade de Ecossistemas, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Cruz das Almas, BA.

João Domingos Rodrigues, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Prof. Dr. do Deptº de Botânica, Inst. de Biociências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Botucatu, SP.

Downloads

Publicado

2013-12-06

Como Citar

Santos, C. M. G., Moreira, M. M., & Rodrigues, J. D. (2013). Metabolismo da videira ‘syrah’ no semiárido nordestino sob três estratégias hídricas. Semina: Ciências Agrárias, 34(6Supl1), 3611–3624. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6Supl1p3611

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>