Sistema de alarme ótimo aplicado na ferrugem do café

Autores

  • Luciene Resende Gonçalves Universidade Federal de Alfenas
  • Thelma Sáfadi Universidade Federal de Lavras
  • Anderson Castro Soares de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n2p647

Palavras-chave:

Ferrugem, Inferência bayesiana, Modelo TARSO, Limiar.

Resumo

 

Os sistemas de alarme ótimos têm tido grande utilidade na detecção e advertência de ocorrência de catástrofes. Essa metodologia foi aplicada via modelo TARSO com ajuste bayesiano, servindo como mais um mecanismo de previsão para a doença ferrugem do café. A cultura cafeeira é muito suscetível ao ataque dessa doença, existindo registros de incidência na maioria das lavouras cultivadas. Pesquisas envolvendo esse fator limitante para a produção são intensas e frequentes, indicando os fatores ambientais como responsáveis pelo alastramento de epidemias, que não ocorrem se esses fatores não forem favoráveis. O tipo de ajuste utilizado por meio das probabilidades a posteriori, permitem que o sistema seja atualizado a cada ponto do tempo. A metodologia foi aplicada à série de índice de ferrugem na presença da série de temperatura média sendo possível verificar que o alarme resultou em uma detecção de catástrofe alta em pontos nos quais a catástrofe ainda não ocorreu e em detecções baixas se o ponto já estava no estado de catástrofe.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luciene Resende Gonçalves, Universidade Federal de Alfenas

Profª do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL, Campus Varginha, Varginha, MG.

Thelma Sáfadi, Universidade Federal de Lavras

Profª do Deptº de Ciências Exatas, Universidade Federal de Lavras, UFLA, Lavras, MG.

Anderson Castro Soares de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso

Prof. do Deptº de Estatística, Universidade Federal de Cuiabá, Cuiabá, MT.

Downloads

Publicado

2014-04-28

Como Citar

Gonçalves, L. R., Sáfadi, T., & Oliveira, A. C. S. de. (2014). Sistema de alarme ótimo aplicado na ferrugem do café. Semina: Ciências Agrárias, 35(2), 647–658. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n2p647

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)