Enraizamento de estacas semilenhosas de maracujazeiro amarelo (Passiflora actinia Hook)

Autores

  • Celso Lopes de Albuquerque Junior Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Moeses Andrigo Danner Empresa de Pesquisa e Extensão Rural de Santa Catarina
  • Luiz Alberto Kanis Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Cícero Deschamps Universidade Federal do Paraná
  • Flavio Zanette Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6Supl1p3663

Palavras-chave:

Passifloraceae, Estaquia, Propagação vegetativa.

Resumo

O maracujazeiro amarelo (Passiflora actínia) é uma espécie heliófita, nativa do Brasil, resistente a baixas temperaturas e com grande potencial para ser utilizada como porta-enxerto para P. alata e P. quadrangularis. O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência do tipo de estaca, quanto à sua posição no ramo (basal, mediana e apical) e à presença de folhas, no enraizamento de estacas semilenhosas de Passiflora actinia. Foram utilizadas estacas com dois nós (8 a 10 cm) e tubetes contendo vermiculita, mantidos em casa-de-vegetação sob nebulização intermitente, durante 90 dias. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, com quatro repetições, em esquema bifatorial (posição da estaca no ramo x presença ou ausência de folhas), sendo cada parcela composta por 12 estacas. Após os 90 dias, foram avaliados a porcentagem de estacas enraizadas, o número de raízes formadas, a massa de matéria seca (g) e o comprimento médio das três maiores raízes (cm). Verificou-se que houve interação significativa entre os fatores posição do ramo e presença ou ausência de folhas nas estacas para todas as variáveis estudadas. Concluiu-se que as estacas basais com a presença de folhas proporcionaram o maior percentual de enraizamento, além de maior número de raízes, maior massa de matéria seca e maior comprimento das raízes.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Celso Lopes de Albuquerque Junior, Universidade do Sul de Santa Catarina

Eng° Agrº, Prof. M.e do curso de agronomia, UNISUL, Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, SC.

Moeses Andrigo Danner, Empresa de Pesquisa e Extensão Rural de Santa Catarina

Eng° Agrº, Dr. Extensionista, EPAGRI, Empresa de Pesquisa e Extensão Rural de Santa Catarina, São Lourenço do Oeste, SC.

Luiz Alberto Kanis, Universidade do Sul de Santa Catarina

Farmacêutico, Prof. Dr. do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde, UNISUL, Tubarão, SC.

Cícero Deschamps, Universidade Federal do Paraná

Eng° Agrº, Prof. Dr. do Programa de Pós-graduação em Produção Vegetal, Universidade Federal do Paraná, UFPR, Curitiba, PR.

Flavio Zanette, Universidade Federal do Paraná

Eng° Agrº, Prof. Dr. do Programa de Pós-graduação em Produção Vegetal, Universidade Federal do Paraná, UFPR, Curitiba, PR.

Downloads

Publicado

2013-12-06

Como Citar

Albuquerque Junior, C. L. de, Danner, M. A., Kanis, L. A., Deschamps, C., & Zanette, F. (2013). Enraizamento de estacas semilenhosas de maracujazeiro amarelo (Passiflora actinia Hook). Semina: Ciências Agrárias, 34(6Supl1), 3663–3668. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6Supl1p3663

Edição

Seção

Comunicações

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>