Estimação do tamanho de parcela para experimento com cultura de tecidos em videira

Autores

  • Augusto Ramalho de Morais Universidade Federal de Lavras
  • Aparecida Gomes de Araújo Syngenta Seeds Ltda
  • Moacir Pasqual Universidade Federal de Lavras
  • Ana Patricia Bastos Peixoto Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n1p113

Palavras-chave:

Vitis sp., Coeficiente de variação, Tamanho de amostra, Precisão experimental, Ensaio de uniformidade, Planejamento experimental.

Resumo

O aprimoramento das técnicas experimentais do cultivo in vitro pode auxiliar em melhor identificação e multiplicação de materiais mais promissores. O objetivo desse trabalho foi a estimação do tamanho de parcelas (número de explantes) para micropropagação de videira in vitro. Foram conduzidos 15 ensaios de uniformidade formados pelas combinações de três porta-enxertos de videira com cinco diferentes meios de cultivo. Foram usados segmentos nodais com cerca 2,5 cm que foram excisados e inoculados. Após 90 dias de inoculação, foram feitas avaliações das variáveis: número de brotos, comprimento da parte aérea, a massa fresca da parte aérea e massa fresca de calos. Para cada ensaio, foram formados diversos tamanhos de parcelas, em que cada tubo, contendo um explante, foi considerado como uma unidade básica. Para a estimação do tamanho ótimo de parcela empregou-se o método da máxima curvatura modificado e as diferenças mínimas significativas entre médias foram obtidas pelo método de Hatheway. Os resultados mostraram que as estimativas do tamanho de parcela variaram de cinco (5) a 12 explantes (tubos) em acordo com a variável utilizada. Para as variáveis estudadas, o tamanho de parcela ótimo deve ser formado por 12 explantes.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Augusto Ramalho de Morais, Universidade Federal de Lavras

Engº Agrº, Prof. Associado do Deptº de Ciências Exatas da Universidade Federal de Lavras, UFLA, Lavras, MG. Bolsista de produtividade do CNPq.

Aparecida Gomes de Araújo, Syngenta Seeds Ltda

Engª Agrª, Pesquisadora, Drª da Syngenta Seeds Ltda, Uberlândia, MG.

Moacir Pasqual, Universidade Federal de Lavras

Engº Agrº, Prof. Titular do Deptº de Agricultura, UFLA, Lavras, MG. Bolsista de produtividade do CNPq.

Ana Patricia Bastos Peixoto, Universidade Estadual da Paraíba

Engª Agrª, Profª Adjunta do Deptº de Estatística, Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Campina Grande, PB.

Downloads

Publicado

2014-02-26

Como Citar

Morais, A. R. de, Araújo, A. G. de, Pasqual, M., & Peixoto, A. P. B. (2014). Estimação do tamanho de parcela para experimento com cultura de tecidos em videira. Semina: Ciências Agrárias, 35(1), 113–124. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n1p113

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)