Monitoramento protéico em rebanhos de vacas leiteiras em Sergipe

Autores

  • Flávia Rejane de Andrade Lira Universidade Federal de Sergipe
  • Veronaldo Souza de Oliveira Universidade Federal de Sergipe
  • Gladston Rafael de Arruda Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Monica Alixandrina da Silva Instituto Federal de Sergipe
  • Aline Guimarães de Oliveira Universidade Federal de Sergipe
  • Julianne Santiago Silva Goveia Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6p3043

Palavras-chave:

Bovino, Nitrogênio ureico no plasma, Reprodução.

Resumo

O objetivo dessa pesquisa foi avaliar a concentração de nitrogênio ureico no plasma (NUP) em diferentes rebanhos leiteiros, de modo a obter um diagnóstico dos níveis de aproveitamento proteico dietético de vacas em lactação e relacionar esses níveis com aspectos produtivos e econômicos. O experimento foi conduzido em 25 propriedades rurais com exploração de bovinocultura leiteira, no município de Nossa Senhora da Glória - SE. Foram realizadas coletas de sangue em cinco vacas por propriedade, a cada 30 dias, em um período de três meses para determinação do NUP. Em seguida, foram selecionadas 10 propriedades, entre as 25 avaliadas, que apresentavam maior controle zootécnico, para analisar possíveis associações do NUP com parâmetros nutricionais, produtivos e reprodutivos, além de avaliar o comprometimento da renda do leite (CRL) com a suplementação concentrada. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado, com parcelas subdivididas no tempo. Foram obtidas variações de NUP entre 6,97 e 29,2 mg/dL (P<0,05) e média geral de 15,46mg/dL entre as propriedades. Destas, apenas 37,33% apresentaram NUP dentro dos padrões, sendo verificado que níveis crescentes de proteína bruta (PB) na dieta resultaram na elevação dos valores de NUP e redução da eficiência reprodutiva. Foi observado um comprometimento médio de 38,17% da renda do leite (CRL), com a utilização de concentrado, entre as propriedades. Nas condições desse trabalho, conclui-se que houve grande variação nos níveis de NUP que apresentaram desde valores baixos, indicando possível falha no manejo nutricional a níveis acima dos preconizados, sugerindo um excesso de proteína oferecido aos animais ou desbalanço nutricional na relação proteína/energia. Esses dados demonstram a necessidade de uma assistência técnica local orientando para um melhor manejo nutricional desses rebanhos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Flávia Rejane de Andrade Lira, Universidade Federal de Sergipe

Médica Veterinária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe, IFS, Campus São Cristóvão, Povoado Quissamã, São Cristóvão, SE.

Veronaldo Souza de Oliveira, Universidade Federal de Sergipe

Prof. do Deptº de Zootecnia, UFS, São Cristóvão, SE.

Gladston Rafael de Arruda Santos, Universidade Federal de Sergipe

Prof. do Deptº de Zootecnia, UFS, São Cristóvão, SE.

Monica Alixandrina da Silva, Instituto Federal de Sergipe

Profª do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe, IFS, Campus São Cristóvão, Povoado Quissamã, São Cristóvão, SE.

Aline Guimarães de Oliveira, Universidade Federal de Sergipe

Discente de Mestrado em Zootecnia, Universidade Federal de Sergipe, UFS, São Cristóvão, SE.

Julianne Santiago Silva Goveia, Universidade Federal de Sergipe

Discente de Mestrado em Zootecnia, Universidade Federal de Sergipe, UFS, São Cristóvão, SE.

Downloads

Publicado

2013-12-11

Como Citar

Lira, F. R. de A., Oliveira, V. S. de, Santos, G. R. de A., Silva, M. A. da, Oliveira, A. G. de, & Goveia, J. S. S. (2013). Monitoramento protéico em rebanhos de vacas leiteiras em Sergipe. Semina: Ciências Agrárias, 34(6), 3043–3056. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6p3043

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)