Quantificação de serapilheira em diferentes áreas sob fragmentos do Parque Nacional Serra de Itabaiana, Sergipe

Autores

  • Audenis Fagner de Jesus Nascimento Universidade Federal de Sergipe
  • Tácio Oliveira da Silva Universidade Federal de Sergipe
  • Everardo Valadares de Sá Barretto Sampaio Universidade Federal de Pernambuco
  • Renisson Neponuceno de Araújo Filho Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Túlio Vinicius Paes Dantas Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6Supl1p3271

Palavras-chave:

Ciclagem de nutrientes, Carbono, Nitrogênio, Vegetação nativa.

Resumo

A serapilheira é um componente de suma importância em um ecossistema florestal, pois responde pela ciclagem dos nutrientes. Diversos fatores podem afetar a produção de serapilheira, sendo os climáticos e a estrutura da vegetação os mais comumente investigados. O objetivo deste trabalho foi quantificar a produção de serapilheira de áreas sob fragmentos florestais em diferentes estágios sucessionais no Parque Nacional Serra de Itabaiana, em Sergipe. O experimento foi conduzido entre os meses de janeiro e dezembro de 2011, no Parque Nacional de Serra de Itabaiana, Sergipe. Foram utilizados 15 coletores de 0,5 m X 0,5 m, com fundo de tela de náilon a 50 cm do solo, em cada uma das áreas – Areias Brancas Abertas (ABA), Areias Brancas Intermediárias (ABI) e Areias Brancas Fechadas (ABF). O material recolhido foi separado em frações, secos em estufa, depois pesados para determinar a biomassa seca. O aporte total de serapilheira na Areia Branca Fechada (2092 kg ha-1) foi mais que o dobro do aporte na Areia Branca Aberta (881 kg ha-1) e na Areia Branca Intermediaria (687 kg ha-1). A fração folhas contribuiu com a maior massa, em todas as áreas e períodos avaliados, e foi a que teve maior variação sazonal, relacionada á variação da precipitação. A precipitação contribuiu na determinação da sazonalidade de deposição da serapilheira na vegetação natural do Parque Nacional de Serra de Itabaiana no estado de Sergipe.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Audenis Fagner de Jesus Nascimento, Universidade Federal de Sergipe

Engº Florestal, Discente de Mestrado em Ciências Florestais, Deptº de Engenharia Florestal, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, UFVJM, Diamantina, MG.

Tácio Oliveira da Silva, Universidade Federal de Sergipe

Prof. Dr. do Deptº de Engenharia Agronômica, Universidade Federal de Sergipe, UFS, São Cristóvão, SE.

Everardo Valadares de Sá Barretto Sampaio, Universidade Federal de Pernambuco

Prof. PhD. do Deptº de Energia Nuclear, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Recife, PE.

Renisson Neponuceno de Araújo Filho, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Engº Florestal, Discente de Doutorado em Ciência do Solo, Deptº de Engenharia Agronômica, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Recife, PE.

Túlio Vinicius Paes Dantas, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Biólogo, Discente de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Botânica, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Recife, PE.

Downloads

Publicado

2013-12-06

Como Citar

Nascimento, A. F. de J., Silva, T. O. da, Sampaio, E. V. de S. B., Araújo Filho, R. N. de, & Dantas, T. V. P. (2013). Quantificação de serapilheira em diferentes áreas sob fragmentos do Parque Nacional Serra de Itabaiana, Sergipe. Semina: Ciências Agrárias, 34(6Supl1), 3271–3284. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6Supl1p3271

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.