Propriedades físicas e químicas de substratos produzidos utilizando macrófitas aquáticas

Autores

  • Walda Monteiro Farias Universidade Federal da Paraíba
  • Leonaldo Alves de Andrade Universidade Federal da Paraíba
  • Elane Domingos Pereira Universidade Federal da Paraíba
  • Bruno Oliveira Dias Universidade Federal da Paraíba
  • Manoel Bandeira de Albuquerque Universidade Federal da Paraíba
  • Vânia da Silva Fraga Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6Supl1p3257

Palavras-chave:

Eichhornia crassipes, Pistia stratiotes, Typha domingensis.

Resumo

As macrófitas aquáticas são muito utilizadas como bioindicadoras de qualidade da água, pois sua proliferação ocorre geralmente em mananciais eutrofizados e tem atingido diversas partes do Brasil e do mundo, restringido os usos múltiplos de ecossistemas aquáticos. Contudo, esse grupo de plantas é capaz de reter considerável quantidade de nutrientes, apresentando alta produtividade e alta taxa de crescimento, constituindo assim uma boa fonte de biomassa vegetal para ser utilizada na produção de substratos. Com o objetivo de avaliar o potencial das macrófitas aquáticas aguapé (Eichhornia crassipes Solms.), alface d’água (Pistia stratiotes L.) e taboa (Typha domingensis Pers.) na produção de substratos, foi realizado, neste trabalho, sua caracterização física e química e avaliação do grau de humificação. Os tratamentos foram dispostos em esquema fatorial 3 × 4, delineamento inteiramente casualizado com 3 repetições. Todos os substratos produzidos com 100% macrófita apresentam densidade dentro do limite de 400 kg m-3 considerado ideal. Os substratos compostos com alface d’água e aguapé encontram-se com condutividade elétrica de 0,79 a 2,49 dS m-1, dentro do recomendado. Os compostos orgânicos produzidos são considerados maduros e apresentam elevados teores de nitrogênio fósforo e potássio; O substrato produzido com 70%alface d’água+30%esterco e os compostos por 70%taboa+20%esterco+10terra vegetal e 70%taboa+30%esterco apresentam relação C/N dentro do considerado ideal; A razão de humificação e índice de humificação, exceto para os tratamentos 4 (70%alface d’água+30% esterco), 5 (100%aguapé) e 8 (70%aguapé+30% esterco) encontram-se dentro do considerado ideal, a porcentagem de ácidos húmicos e índice de polimerização, exceto nos tratamentos 1(100%alface d’água) e 12 (100%taboa), apresentam-se abaixo do ideal.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Walda Monteiro Farias, Universidade Federal da Paraíba

Enga Agra, M.e em Manejo de Solo e Água, Deptº de Solos e Engenharia Agrícola, Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Agrárias, Vila Acadêmica, UFPB, Areia, PB.

Leonaldo Alves de Andrade, Universidade Federal da Paraíba

Eng° Agr°, Prof. Dr. do Laboratório de Ecologia Vegetal, UFPB, Centro de Ciências Agrárias, Areia, PB, Vila Acadêmica, PB.

Elane Domingos Pereira, Universidade Federal da Paraíba

Enga Agra, M.e em Manejo de Solo e Água, UFPB, Areia, PB. Centro de Ciências Agrárias, Vila Acadêmica, PB.

Bruno Oliveira Dias, Universidade Federal da Paraíba

Eng° Agr°, Bolsista PNPD/CAPES, Programa de Pós-Graduação em Manejo de Solo e Água, UFPB, Centro de Ciências Agrárias, Vila Acadêmica, PB.

Manoel Bandeira de Albuquerque, Universidade Federal da Paraíba

Eng° Agr°, Prof. Dr. do Laboratório de Ecologia Vegetal, UFPB, Centro de Ciências Agrárias, Areia, PB, Vila Acadêmica, PB.

Vânia da Silva Fraga, Universidade Federal da Paraíba

Química Industrial, Profª Drª do Deptº de Solos e Engenharia Agrícola, UFPB, Centro de Ciências Agrárias, Vila Acadêmica, Areia, PB.

Downloads

Publicado

2013-12-06

Como Citar

Farias, W. M., Andrade, L. A. de, Pereira, E. D., Dias, B. O., Albuquerque, M. B. de, & Fraga, V. da S. (2013). Propriedades físicas e químicas de substratos produzidos utilizando macrófitas aquáticas. Semina: Ciências Agrárias, 34(6Supl1), 3257–3270. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6Supl1p3257

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)