Desenvolvimento de um revolvedor mecânico de café

Autores

  • Raphael Magalhães Gomes Moreira Universidade Federal de Viçosa
  • Mauri Martins Teixeira Universidade Federal de Viçosa
  • Haroldo Carlos Fernandes Universidade Federal de Viçosa
  • Paulo Roberto Cecon Universidade Federal de Viçosa
  • Luciano José Minette Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6Supl1p3655

Palavras-chave:

Projeto de máquinas, Secagem, Máquinas para café.

Resumo

A cafeicultura demanda investimentos para o desenvolvimento de máquinas que viabilizem os processos pós-colheita, dando celeridade e melhorando as condições de trabalho. A utilização de secadores de camada estacionária resulta em bons resultados quanto à secagem e qualidade do produto, mas necessitam de revolvimento constante para homogeneizar a massa de grãos. A escassez de mão de obra associada à necessidade de revolvimento constante e as pesadas condições de trabalho obrigam a mecanização desta etapa. O projeto de uma máquina agrícola é considerado de grande complexidade, preocupando-se com as interações entre o operador, a máquina e o ambiente. Ao projetar uma máquina, as experiências e o domínio sobre os diversos pontos de vista tem que ser interpretados de forma clara. Com o aumento da competitividade, diversas empresas de máquinas e implementos agrícolas tem buscado os centros de pesquisa, pois em geral não utilizam dos procedimentos sistemáticos durante o projeto, o que pode resultar em falhas de operação. Objetivou-se com a realização deste trabalho projetar e construir um protótipo revolvedor semimecanizadopara realizar a mistura dos grãos de café. O protótipo revolvedor com o princípio de rosca helicoidal se mostrou capaz de realizar a movimentação dos grãos com eficiência.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Raphael Magalhães Gomes Moreira, Universidade Federal de Viçosa

Engº Agrícola e Ambiental, Prof. do Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Itapina, Discente de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Engº Agrícola, Deptº de Engenharia Agrícola, DEA, Universidade Federal de Viçosa, UFV, Viçosa, MG.

Mauri Martins Teixeira, Universidade Federal de Viçosa

Profª da UFV/DEA, Viçosa, MG.

Haroldo Carlos Fernandes, Universidade Federal de Viçosa

Prof. da UFV/DEA, Viçosa, MG.

Paulo Roberto Cecon, Universidade Federal de Viçosa

Prof. da UFV, Viçosa, MG.

Luciano José Minette, Universidade Federal de Viçosa

Prof. da UFV, Viçosa, MG.

Downloads

Publicado

2013-12-06

Como Citar

Moreira, R. M. G., Teixeira, M. M., Fernandes, H. C., Cecon, P. R., & Minette, L. J. (2013). Desenvolvimento de um revolvedor mecânico de café. Semina: Ciências Agrárias, 34(6Supl1), 3655–3662. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6Supl1p3655

Edição

Seção

Comunicações

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>