Aplicação do modelo HidroBacia na microbacia do córrego Jaqueira, Espírito Santo

Autores

  • Leonardo Nazário Silva dos Santos Faculdade de Engenharia Agrícola, Universidade Estadual de Campinas
  • Roberto Avelino Cecílio Universidade Federal do Espírito Santo
  • Sidney Sara Zanetti Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n5p2103

Palavras-chave:

Escoamento superficial, Equação de Green-Ampt-Mein-Larson, Infiltração.

Resumo

A modelagem hidrológica aplicada em bacias hidrográficas consiste numa das principais ferramentas para a gestão dos recursos hídricos, visando minimizar o processo de degradação ambiental. O presente trabalho objetivou avaliar a aplicabilidade do modelo hidrológico HidroBacia em uma microbacia hidrográfica de Alegre-ES, além de compará-lo com os métodos Racional (MR) e Número da Curva (MNC). O processo de infiltração de água no solo no HidroBacia, representado pela equação de Green- Ampt-Mein-Larson (GAML), foi simulado por meio de 72 diferentes combinações de parâmetros de entrada, a fim de evidenciar a de melhor desempenho. Compararam-se dados reais (obtidos no exutório da microbacia) de vazão máxima de escoamento superficial (Qmáx) e lâmina escoada (LES) com aqueles simulados pelo HidroBacia e pelos MR e MNC. Verificou-se que sete, das 72 combinações, melhor estimaram Qmáx e LES nas simulações realizadas com o HidroBacia. Os dados simulados pelo MR e MNC superestimaram a Qmáx e a LES, respectivamente.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Leonardo Nazário Silva dos Santos, Faculdade de Engenharia Agrícola, Universidade Estadual de Campinas

Engº Agrº, Discente de Doutorado em Engenharia Agrícola, Faculdade de Engenharia Agrícola, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Campinas, SP. Bolsista FAPESP Processo nº 2010/15382-8.

Roberto Avelino Cecílio, Universidade Federal do Espírito Santo

Engº Agrícola, Prof. Dr. do Deptº de Ciências Florestais e da Madeira, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES. Alegre, ES. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Sidney Sara Zanetti, Universidade Federal do Espírito Santo

Engº Agrº, Prof. Dr. do Deptº de Ciências Florestais e da Madeira, UFES. Alegre, ES.

Downloads

Publicado

2013-10-17

Como Citar

Santos, L. N. S. dos, Cecílio, R. A., & Zanetti, S. S. (2013). Aplicação do modelo HidroBacia na microbacia do córrego Jaqueira, Espírito Santo. Semina: Ciências Agrárias, 34(5), 2103–2116. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n5p2103

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)