Desenvolvimento radicular e aéreo, nutrição e eficiência de absorção de macronutrientes e zinco por cultivares de arroz de terras altas afetadas pela adubação fosfatada

Autores

  • Carlos Alexandre Costa Crusciol Faculdade de Ciências Agronômicas, Universidade Estadual Paulista
  • Adriano Stephan Nascente Embrapa Arroz e Feijão
  • Munir Mauad Faculdade de Ciências Agrárias, Universidade Federal da Grande Dourados
  • Ana Claudia de Lima Silva Embrapa Arroz e Feijão

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n5p2061

Palavras-chave:

Oryza sativa L., Nutrientes, Sistema radicular, Cultivo em vaso.

Resumo

No Brasil, a disponibilidade de fósforo é um dos fatores que mais limita a produtividade do arroz de terras altas no sistema de sequeiro. Assim, o conhecimento do desenvolvimento das cultivares melhorados à níveis de fósforo no solo é de grande importância no manejo dos sistemas de produção, tornando-os mais sustentáveis. O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência das doses de fósforo aplicados ao solo sobre o comprimento radicular, de massa seca de raiz e parte aérea, acúmulo e teores de macronutrientes e zinco na parte aérea e no sistema radicular, bem como a eficiência de absorção dos nutrientes por metro de raiz em cultivares de arroz de terras altas dos grupos intermediário e moderno. O experimento foi conduzido em casa de vegetação no delineamento experimental inteiramente casualizado em esquema fatorial 4 x 4, com quatro repetições. Os tratamentos foram constituídos de quatro doses de fósforo (0,50, 100 e 200 mg dm-3 de P) e quatro cultivares de arroz (Maravilha – grupo moderno, IAC-201, IAC-202 e Carajás – grupo intermediário). Houve aumento da disponibilidade de fósforo no solo com o aumento das doses aplicadas. Sob baixa disponibilidade de fósforo as cultivares do grupo intermediário tiveram maior desenvolvimento do sistema radicular e da parte aérea em relação a cultivar do grupo moderno. O aumento da dose de fósforo incrementou os teores de nutrientes no sistema radicular e na parte aérea das cultivares de arroz. A adubação crescente de fosforo favoreceu o aumento da absorção dos nutrientes por metro de raiz; e apesar de ter sido constatado maior crescimento radicular devido a maior disponibilidade de fósforo, sob baixa disponibilidade desse nutriente, o crescimento radicular foi maior em detrimento do crescimento da parte aérea.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carlos Alexandre Costa Crusciol, Faculdade de Ciências Agronômicas, Universidade Estadual Paulista

Engº Agrº, Prof. Titular do Deptº de Produção Vegetal, DPV, Faculdade de Ciências Agronômicas, FCA, Universidade Estadual Paulista, UNESP. C P 237, CEP 18603-970. Botucatu, SP. Bolsista CNPp.

Adriano Stephan Nascente, Embrapa Arroz e Feijão

Engº Agrº, Pesquisador Embrapa Arroz e Feijão, Santo Antônio de Goiás, GO.

Munir Mauad, Faculdade de Ciências Agrárias, Universidade Federal da Grande Dourados

Engº Agrº, Prof. da Faculdade de Ciências Agrárias, Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Dourados, MS.

Ana Claudia de Lima Silva, Embrapa Arroz e Feijão

Engª Agrª, Discente de Mestrado em Agronomia, Área de concentração Agricultura do Deptº de Produção Vegetal, DPV, UNESP, Botucatu, SP.

Downloads

Publicado

2013-10-17

Como Citar

Crusciol, C. A. C., Nascente, A. S., Mauad, M., & Silva, A. C. de L. (2013). Desenvolvimento radicular e aéreo, nutrição e eficiência de absorção de macronutrientes e zinco por cultivares de arroz de terras altas afetadas pela adubação fosfatada. Semina: Ciências Agrárias, 34(5), 2061–2076. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n5p2061

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>