Atividade antimicrobiana de Lactobacillus e Bifodobacterium frente a microrganismos patogênicos “in vitro”

Autores

  • Giselle Nobre Costa Universidade Norte do Paraná, Universidade Estadual de Londrina
  • Helio Hiroshi Suguimoto Universidade Norte do Paraná
  • Lucia Helena da Silva Miglioranza Universidade Estadual de Londrina
  • Raúl Jorge Hernan Castro Gómez Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n5p1839

Palavras-chave:

Bactérias lácticas, Atividade antimicrobiana, B. lactis, L. plantarum, L. acidophilus.

Resumo

Lactobacilos e bifidobactérias apresentam um longo histórico de uso seguro em alimentos, além de apresentarem características de interesse biotecnológico como a inibição de patógenos. Neste trabalho duas linhagens de lactobacilos e uma de bifidobactéria, isoladas do intestino humano, foram avaliadas em testes de difusão em ágar, quanto à capacidade de inibição de microrganismos patogênicos de ocorrência comuns em toxinfecções alimentares. Adicionalmente, foram avaliados os metabólitos produzidos em caldo de cultivo estático e em agitação para simular condições de anaerobiose a aerobiose, respectivamente. As três bactérias, L. acidophilus LA5, L. plantarum DCTA 8420 e B. lactis DCTA 8724 apresentaram capacidade de inibição para S. aureus FRI 196 linhagem produtora de toxinas A e D, assim como para B. cereus ATCC 25923, E. coli ATCC 25922 e S. Enteritidis, cujos halos de inibição apresentaram em média 24 mm de diâmetro. No método de difusão em ágar com meio de cultivo concentrado, foi possível observar o efeito do oxigênio sobre a produção de substâncias tóxicas aos microrganismos indicadores, evidenciando que Lactobacillus cultivados em aerobiose, parece produzir metabólitos com maior efeito inibitório, enquanto que, para a linhagem de Bifidobacterium, o efeito foi oposto.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Giselle Nobre Costa, Universidade Norte do Paraná, Universidade Estadual de Londrina

Discente, do Programa de mestrado e Doutorado em Ciência de Alimentos, Deptº de Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Estadual de Londrina, UEL, Londrina, PR; Prof. Pesquisador do Programa de Mestrado em Ciência e Tecnologia do Leite da Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Londrina, PR.

Helio Hiroshi Suguimoto, Universidade Norte do Paraná

Prof. Pesquisador do Programa de Mestrado em Ciência e Tecnologia do Leite da Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Londrina, PR.

Lucia Helena da Silva Miglioranza, Universidade Estadual de Londrina

Profª. Pesquisadora do Programa de Mestrado e Doutorado em Ciência de Alimentos, Deptº Ciência e Tecnologia de Alimentos, UEL, Londrina, PR.

Raúl Jorge Hernan Castro Gómez, Universidade Estadual de Londrina

Prof. Pesquisador do Programa de Mestrado e Doutorado em Ciência de Alimentos, Deptº Ciência e Tecnologia de Alimentos, UEL, Londrina, PR.

Downloads

Publicado

2012-10-30

Como Citar

Costa, G. N., Suguimoto, H. H., Miglioranza, L. H. da S., & Castro Gómez, R. J. H. (2012). Atividade antimicrobiana de Lactobacillus e Bifodobacterium frente a microrganismos patogênicos “in vitro”. Semina: Ciências Agrárias, 33(5), 1839–1846. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n5p1839

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)