Seleção e agrupamento de indicadores da qualidade de águas utilizando Estatística Multivariada

Autores

  • Ana Paula Almeida Bertossi Universidade Federal do Espírito Santo
  • João Paulo Cunha de Menezes Universidade Federal do Espírito Santo
  • Roberto Avelino Cecílio Universidade Federal do Espírito Santo
  • Giovanni de Oliveira Garcia Universidade Federal do Espírito Santo
  • Mirna Aparecida Neves Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n5p2025

Palavras-chave:

Análise de componentes principais, Análise de agrupamento, Qualidade da água.

Resumo

No presente trabalho empregaram-se técnicas de Estatística Multivariada (Análise de Componentes Principais e Análise de Agrupamento Hierárquico) com o objetivo de selecionar as características físico-químicas mais importantes para explicar a variabilidade da qualidade das águas de uma sub-bacia hidrográfica rural no Sul do Estado do Espírito Santo, além de agrupar as águas estudadas quanto à similaridade das características selecionadas para verificar o efeito do tipo de cobertura do solo (agrícola, pecuário, florestal e urbano), de recurso hídrico (subterrâneo e superficial) e período de coleta (chuva e estiagem). A análise físico-química das águas foi feita por meio da determinação de pH, condutividade elétrica, sólidos totais, sólidos dissolvidos, sólidos suspensos, turbidez, demanda bioquímica de oxigênio (DBO), nitrogênio amoniacal, nitrato, nitrito, fósforo total, Ca, Mg, Fe, Na, K, Zn, Cu e coliformes totais. A Análise de Componentes Principais promoveu a redução de dezenove parâmetros de qualidade em três componentes que explicaram 87,53% da variância total. As características mais representativas da variabilidade da qualidade das águas estudadas foram: condutividade elétrica, sólidos totais, sólidos dissolvidos, turbidez, DBO, nitrato, Ca, Mg e Na. Na Análise de Agrupamento Hierárquico foram formados quatro grupos distintos de qualidade da água que diferiram quanto à concentração das características físico-químicas e quanto ao tipo de recurso hídrico estudado, já os períodos de coleta e o tipo de cobertura do solo não influenciaram na segregação dos grupos formados.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Paula Almeida Bertossi, Universidade Federal do Espírito Santo

Discente de pós-graduação da Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Centro de Ciências Agrárias, CCA, Alto Universitário s/n., Alegre, ES.

João Paulo Cunha de Menezes, Universidade Federal do Espírito Santo

Discente de pós-graduação da Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Centro de Ciências Agrárias, CCA, Alto Universitário s/n., Alegre, ES.

Roberto Avelino Cecílio, Universidade Federal do Espírito Santo

Prof. da Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Centro de Ciências Agrárias, CCA, Alto Universitário s/n., Alegre, ES.

Giovanni de Oliveira Garcia, Universidade Federal do Espírito Santo

Prof. da Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Centro de Ciências Agrárias, CCA, Alto Universitário s/n., Alegre, ES.

Mirna Aparecida Neves, Universidade Federal do Espírito Santo

Profª da Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Centro de Ciências Agrárias, CCA, Alto Universitário s/n., Alegre, ES.

Downloads

Publicado

2013-10-17

Como Citar

Bertossi, A. P. A., Menezes, J. P. C. de, Cecílio, R. A., Garcia, G. de O., & Neves, M. A. (2013). Seleção e agrupamento de indicadores da qualidade de águas utilizando Estatística Multivariada. Semina: Ciências Agrárias, 34(5), 2025–2036. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n5p2025

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)