Irrigação com água salina em solo com biofertilizante bovino no crescimento do maracujazeiro amarelo

Autores

  • Thiago Jardelino Dias Universidade Federal da Paraiba
  • Lourival Ferreira Cavalcante Universidade Federal da Paraíba
  • Walter Esfrain Pereira Universidade Federal da Paraíba
  • José Lucínio de Oliveira Freire Instituto Federal de Educação
  • Antônio Gustavo de Luna Souto Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n4p1639

Palavras-chave:

Passiflora edulis, Condutividade elétrica, Efluente orgânico, Irrigação, Crescimento.

Resumo

As plantas respondem diferenciadamente aos efeitos dos sais nas distintas fases do seu ciclo; algumas crescem adequadamente e produzem com viabilidade econômica em solos com salinidade elevada, outras, como o maracujazeiro amarelo, têm o desenvolvimento comprometido pela ação salina do solo e da água de irrigação. O objetivo do trabalho foi avaliar os efeitos de níveis crescentes de salinidade da água de irrigação em solo tratado com diferentes frequências de aplicação de biofertilizante bovino sobre o crescimento vegetativo do maracujazeiro amarelo. O experimento foi instalado em blocos casualizados, com os tratamentos distribuídos em arranjo fatorial 5 x 4, correspondente aos valores de condutividade elétrica da água de irrigação: 0,5; 1,5; 2,5; 3,5 e 4,5 dS m-1 e quatro frequências de aplicação do insumo: sem biofertilizante (SB); uma semana antes do transplantio (1SAT); a cada 90 dias a partir do transplantio (90DAT); e, uma semana antes e a cada 90 dias apos o transplantio (1SAT+90DAT). O efeito da condutividade elétrica da água de irrigação reduziu o crescimento das plantas de maracujazeiro, atrasando o período de floração da cultura. O biofertilizante aplicado 1SAT e 1SAT+90DAT estimulou o crescimento das plantas de maracujazeiro amarelo atenuando os efeitos salinos da água de irrigação.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Thiago Jardelino Dias, Universidade Federal da Paraiba

Prof. do Deptº de Agropecuária, Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias da Universidade Federal da Paraíba, CCHSA/ UFPB Bananeiras, PB.

Lourival Ferreira Cavalcante, Universidade Federal da Paraíba

Visiting Prof. Sênior, Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, CCTA/UFCG, Pombal, PB.

Walter Esfrain Pereira, Universidade Federal da Paraíba

Prof. do Deptº de Ciências Fundamentais e Sociais, CCA/UFPB, Areia, PB.

José Lucínio de Oliveira Freire, Instituto Federal de Educação

Prof. do Instituto Federal da Paraíba, Campus de Picuí, Picuí, PB.

Antônio Gustavo de Luna Souto, Universidade Federal da Paraíba

Discente de Mestrado em Agronomia, Programa de Pós-graduação em Agronomia, Universidade Federal da Paraíba, PPGA/ UFPB, Areia, PB.

Downloads

Publicado

2013-08-30

Como Citar

Dias, T. J., Cavalcante, L. F., Pereira, W. E., Freire, J. L. de O., & Souto, A. G. de L. (2013). Irrigação com água salina em solo com biofertilizante bovino no crescimento do maracujazeiro amarelo. Semina: Ciências Agrárias, 34(4), 1639–1652. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n4p1639

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>